Depois de mais de um mês de um verão que teima em não chegar, agora passamos para o extremo. Há uma vaga de calor a caminho e vamos ter um fim de semana a rondar os 40 graus. Para quem está de férias, até pode ser uma boa notícia, porque um biquíni e uns mergulhos resolvem, mas para quem vai trabalhar, nem tanto.

Com dias assim tão quentes, e por muita roupa que se tenha, parece mais difícil ainda saber o que vestir, ainda por cima com a condicionante de ter que ir trabalhar. Tudo o que não apetece são roupas justas e muito tapadas. Mas se a solução para enfrentar a vaga de calor não pode passar pelo modelo das peças que vestimos, pode passar pelas cores, como já todos sabemos, e também pelos tecidos.

10 peças de linho, o tecido nobre e acessível que é tendência este verão
10 peças de linho, o tecido nobre e acessível que é tendência este verão
Ver artigo

Se escolhermos bem os tecidos que usamos, mesmo que as peças sejam mais formais, justas e tapadas, não se sente tanto o calor. Estes cinco vão ser os nossos melhores amigos nos próximos dias.

Linho

Os 5 melhores tecidos para usar nos dias mais quentes

Passou de tecido luxuoso a mais acessível e é perfeito para os dias mais quentes. É feito com fibras naturais, é leve, tem uma grande capacidade de absorção e ao mesmo tempo seca rapidamente, não cola ao corpo e tanto pode ser usado em ocasiões mais formais, como mais informais. É um dos tecidos tendência do verão de 2018.

Este tecido tem uma única desvantagem. Amarrota-se facilmente e rapidamente fica com um aspeto desleixado.

Algodão

Os 5 melhores tecidos para usar nos dias mais quentes

Este é, provavelmente, o tecido que mais usamos. Em tudo. Nas T-shirts, camisolas, tops, calças, saias ou casacos, se formos ver as etiquetas das peças que temos no armário, certamente grande parte será de algodão. E isso são boas notícias, porque é um dos tecidos mais indicados para o calor.

É hipoalergénico, acessível, confortável e tem a vantagem de ser fresco porque o ar circula facilmente. O único senão é o facto de precisar de uma boa manutenção. Para que a roupa se mantenha impecável, tem que se ter alguns cuidados na lavagem e secagem.

Apesar de ser um pouco informal, facilmente se pode usar até para o trabalho, se se combinar com peças mais formais como um blazer, por exemplo.

Seda

Os 5 melhores tecidos para usar nos dias mais quentes

Esta é uma solução mais cara. Bastante mais cara, aliás. Mas é um bom investimento. É um tecido natural, muito elegante e leve. A sua leveza no corpo é o que o faz ser um tecido bom para os dias mais quentes de verão.

Apesar de não ser tão absorvente como o algodão ou o linho, também absorve e não cola ao corpo. Por ser um tecido tão frágil, é preciso cuidado na manutenção.

Chambray

Os 5 melhores tecidos para usar nos dias mais quentes

Provavelmente nunca ouviu este nome e não tem tradução. É uma espécie de irmã mais nova da ganga. Aliás, quando se vê uma peça deste tecido, automaticamente se diz que é de ganga. Mas não é.

É mais leve, mais fino e é por isso que é um dos melhores tecidos para usar nesta vaga de calor. Nas coleções de verão há várias peças neste material, como camisas, vestidos e macacões. São fáceis de identificar, porque são realmente muito mais finos do que as peças em ganga.

Jersey

Os 5 melhores tecidos para usar nos dias mais quentes

À partida imaginar-se-ia que este tipo de tecido seria para usar em dias mais frios, mas não. É perfeito para o calor. É uma mistura de algodão com lã e algumas fibras sintéticas, mas ainda assim se torna fresco e confortável por ser tão leve e flexível. Pode ser usado em camisolas, mas nestes dias mais quentes, pode também optar-se por usar em tops.

Como combinar peças em linho, com a ajuda da blogger que abusa desta tendência
Como combinar peças em linho, com a ajuda da blogger que abusa desta tendência
Ver artigo

Basicamente o ideal é que as roupas destes dias tenham o máximo de fibras naturais e o mínimo possível de sintéticas. Materiais como o poliéster, a ganga, o nylon, a viscose, o acrílico ou o vinyl são os menos indicados para dias como os que se aproximam.