Encontrar os jeans perfeitos é uma tarefa dura e quase impossível. Pelo menos é o que sentimos quando olhamos para um provador cheio de calças viradas do avesso. Este cenário de terror parece ser o pão nosso de cada dia no que toca à compra de calças jeans, mas existem vários truques e dicas que ajudam nesta árdua tarefa.

Ter noção das suas proporções é também importante neste processo, talvez mais do que saber o seu número de calças. Isto porque o número pode variar de marca para marca, mas saber se tem ancas largas, pernas curtas ou barriga saliente é importante e útil para a pessoa que a está a ajudar.

Figura pera (parte de cima estreita com ancas largas)

É uma das figuras mais comuns e aquela que reúne mais queixas: se por um lado as calças têm espaço suficiente para a anca e para o rabo, por outro a cintura ficará demasiado larga. Para isto o ideal é levar as suas calças à costureira e pedir que aperte ligeiramente a cintura. Deixe de parte as skinny jeans com cintura descida, e aposte em calças flare de cintura subida e calças boyfriend. As calças cropped (ligeiramente cortadas nos tornozelos) com cintura subida também são uma boa aposta para quem tem ancas e coxas mais largas.

Figura ampulheta (ombros e ancas proporcionais e cintura fina)

O segredo para comprar calças jeans para este tipo de figura reside na atenção dada à cintura e às ancas. Calças de cintura subida serão as suas melhores amigas e, como na figura de pêra, o melhor será levar as suas calças à costureira – para apertar ligeiramente a cintura. O corte a direito será o melhor corte para proporcionar equilíbrio. Uma ideia de styling é puxar as bainhas para cima, para balançar com as ancas maiores.

Camisa branca e jeans. 4 ideias para adotar a combinação que nunca vai sair de moda
Camisa branca e jeans. 4 ideias para adotar a combinação que nunca vai sair de moda
Ver artigo

Pessoas altas

Para as mulheres altas, comprar calças pode ser um tormento por não serem compridas o suficiente para tapar a perna toda. O ideal será tentar comprar nas lojas que oferecem comprimentos maiores, ou comprar calças cropped de propósito. As calças flare podem também ser uma boa opção, mas o mais importante é o equilíbrio. Combinar umas calças mais justas em cima e com um toque de abertura em baixo, parece ser a solução ideal.

Pessoas baixas ­

Talvez o maior problema seja o comprimento das calças, e esse é facilmente solucionado se as levar à costureira. O ideal será escolher calças cropped, cortadas exactamente na zona do tornozelo, nem em cima, nem em baixo (para evitar que fiquem excessivamente compridas) e escolher calças com lavagens mais escuras para alongar a perna. O corte bootcut (um corte ligeiramente flare, que tem este nome por se conseguir usar botas por dentro) são também uma boa aposta, pois cria a ilusão de se ser mais alta. Em termos estilísticos, pode escolher calças com riscas verticais para criar, ainda mais a ilusão de ser maior do que é.

Sem curvas

Se não foi abençoado com umas curvas como Beyoncé, saiba que os jeans podem ajudar a colmatar esse desejo. Primeiro que tudo deverá ficar longe de calças de cintura subida, pois evidenciam ainda mais a falta de curvas. Aposte em jeans com cintura descida para dar a ilusão de que tem mais curvas. Também os bolsos, especialmente na parte de detrás, criam a ilusão de um rabo maior.

Plus Size

O ideal para mulheres plus size é escolher calças com alguma elasticidade, de cintura média ou alta, cores mais escuras, com o propósito de alongar as pernas. Também a cintura média/alta torna tudo mais elegante na zona da barriga, eliminando visualmente as gordurinhas que possa ter nessa zona. As clássicas calças de ganga com corte a direito são as eleitas para estes casos.