Inspetores profissionais de praia. É mesmo uma profissão, daquelas raras que consistem em viajar pelo mundo em busca dos melhores areais e que nos deixam a questionar o significado da vida.

Lamentos à parte, foram estes especialistas que, durante dois anos, passaram por mais de 1.500 areais para, em 2018, sair o veredicto: as melhores praias do mundo. As premiadas foram divididas em cinco categorias diferentes: as praias WOW, as melhores praias para festas, as melhores para desportos aquáticos, as com um ambiente especial e ainda as melhores para umas férias clássicas.

Um dos destinos foi Portugal, não estivesse a nossa costa recheada de praias. E entre os vencedores, um é algarvio. Em cada destino, os inspetores da Beach Inspector, sediados em Berlim, estiveram entre um a dois dias.

Vamos a pormenores: foram 1.595 praias em 52 destinos diferentes, o que totaliza 14 mil quilómetros de areia percorridos e 65 mil de quilómetros atravessados de carro, mota ou bicicleta.

12 acessórios de praia trendy e que lhe vão dar muito jeito
12 acessórios de praia trendy e que lhe vão dar muito jeito
Ver artigo

Os especialistas recolheram mais de 120 dados de cada praia e tiraram mais de 100 fotografias de cada uma, juntamente com 50 ficheiros de vídeos. Cada um escreveu um resumo e uma descrição com a opinião sobre o destino e falaram com pessoas que conhecem a praia e com capacidade para avaliá-la durante toda a temporada.

Segundo os critérios que são divulgados no site, nenhum pormenor escapa, desde o tipo de areia, condições sanitárias, tipo de praia (no meio da natureza, junto da cidade), acessibilidade ou beleza visual.

Estas são as 21 vencedoras na categoria WOW, que é como quem diz, as mais incríveis do mundo.