Quando uma atriz engravida durante as gravações de uma série, há uma decisão a tomar: ou se mistura vida real com ficção, engravidando a personagem, ou se disfarça a gestação, utilizando todos os recursos e mais alguns. É certo que o caminho mais fácil é escolher a primeira opção, mas nem sempre o argumento o permite.

Assim sendo, foram muitas as séries de TV que, ao longo dos anos, criaram storylines que permitissem esconder a gravidez das atrizes ou justificar o aumento de peso, bem como criar cenários para que estas se pudessem ausentar durante algumas semanas e gozar uma curta licença de maternidade.

Entre fatos falsos, casacos XXL, candeeiros, raptos extraterrestres e até um transplante de fígado, descubra como as seguintes oito populares séries de televisão esconderam as gestações das suas protagonistas.

"Anatomia de Grey"

Durante a temporada seis, Ellen Pompeo só era filmada do peito para cima

Um transplante de fígado: foi esta a desculpa ideal para esconder a gravidez de Ellen Pompeo, a estrela de "Anatomia de Grey". Durante a temporada seis da série, a personagem de Meredith acaba por doar parte do seu fígado ao pai, um alcoólico em recuperação, que necessita de um transplante urgentemente. Para além de planos fechados, onde só filmavam a atriz do peito para cima, a personagem da cirurgiã passou muito tempo de cama, onde era filmada com cobertores e muitas almofadas a tapar a barriga, e acabou por não surgir em alguns episódios durante as quatro semanas de licença de maternidade de Ellen Pompeo.

De onde vêm os bebés do cinema e televisão em Portugal?
De onde vêm os bebés do cinema e televisão em Portugal?
Ver artigo

 "Foi Assim que Aconteceu"

A atriz teve oportunidade de brincar com a sua gravidez, exibindo a barriga como se tratasse do estômago inchado

Alyson Hannigan, a Lily de "Foi Assim que Aconteceu", passou por duas gestações durante as gravações das nove temporadas da sitcom. Enquanto a segunda gravidez foi mais fácil de gerir, dado que os autores optaram por engravidar a personagem, o mesmo não se passou na primeira vez, onde foram feitos vários esforços para esconder o abdómen proeminente de Hannigan. Apesar dos planos fechados, das roupas largas e de vários objetos a tapar a barriga (como uma bola de basquete, por exemplo), a atriz acabou por poder mostrar a sua gravidez aos fãs da série num episódio onde Lily participa num concurso de comida, neste caso, de cachorros-quentes. O abdómen inchado que vemos no ecrã, supostamente devido à quantidade de comida ingerida em minutos, é, na verdade, uma barriga de vários meses de gestação.

"Scandal"

As malas e casacos XXL foram os melhores amigos de Kerry Washington para esconder a gravidez

A gravidez de Kerry Washington durante as gravações da terceira temporada de "Scandal" foi bastante complicada de esconder. Embora a produção tenha feito todos os esforços e mais alguns para fazer o público acreditar que nada de estranho se passava, as tentativas para disfarçar a gestação da atriz foram satirizadas pela Internet fora. Para além de Olivia Pope, a personagem de Washington na série, não vestir outra coisa se não casacos XXL, carregava as malas de uma forma muito peculiar (sempre em frente à barriga) e desenvolveu uma paixão por candeeiros, estando 80% do tempo atrás de um. A própria atriz admitiu ao "The Hollywood Reporter" que, devido às mudanças no seu corpo, até manter a forma de andar característica e determinada de Olivia Pope foi um desafio.

"Friends"

Em 'Friends', a personagem de Lisa Kudrow engravida de trigémeos

Para que Lisa Kudrow, a atriz que interpretava a divertida Pheobe em "Friends", não tivesse de se preocupar em esconder a sua gravidez durante as filmagens da quarta temporada da popular série, os autores decidiram incluir a gestação da vida real na ficção. Como? A história da sitcom ditou que Pheobe engravidasse, mas para ser barriga de aluguer do seu irmão e da cunhada. Os autores acabaram por tomar liberdades criativas e, em vez de um bebé, a personagem de Kudrow deu à luz trigémeos.

"O Sexo e a Cidade"

Sarah Jessica Parker teve roupas feitas à medida para a quinta temporada de 'O Sexo e a Cidade'

Já pensou no que seria se Carrie Bradshaw engravidasse e fosse mãe? Se está a ter dificuldades em imaginar o cenário, pense na dor de cabeça que os argumentistas da popular série tiveram quando descobriram que Sarah Jessica Parker estava grávida. Para disfarçar a gestação da atriz, o guarda-roupa de Carrie sofreu uma reviravolta na quinta temporada de "O Sexo e a Cidade", dando-se primazia a vestidos baby-doll e cinturas império, sendo que foram feitas roupa à medida para a atriz. De qualquer forma, a penúltima temporada da série acabou por ser bastante mais curta em relação às outras, apenas com oito episódios no total.

"Seinfield"

O presente no colo de Elaine está a esconder a barriga proeminente da atriz

Quando Jerry Seinfield, o criador da popular sitcom "Seinfield", soube que Julia Louis-Dreyfus estava grávida, teve uma ideia questionável para disfarçar a gestação da colega durante a terceira temporada da série, sugerindo que Elaine ficasse gorda, muito gorda. Com as hormonas à mistura, a atriz começou imediatamente a chorar, tal como contou em 2015, no programa de Jerry Seinfield, "Comedians in Cars Getting Coffee": "Senti que era uma sentença de morte", afirmou a atriz. Posta de lado esta ideia, Elaine usou muitos casacos largos durante a temporada três e acabou por desaparecer numa viagem com o seu namorado na história inicial da quarta temporada. Porém, anos depois, a atriz acabaria por concordar que a ideia da personagem engordar era genial.

Culto. As 7 séries de televisão que foram canceladas mas que gostávamos (muito) que voltassem
Culto. As 7 séries de televisão que foram canceladas mas que gostávamos (muito) que voltassem
Ver artigo

"Ficheiros Secretos"

Na série de culto dos anos 90, Scully foi raptada por aliens para que a Gillian Anderson se pudesse ausentar das gravações

A série de culto dos anos 90 embateu num grande obstáculo com a gravidez de Gillian Anderson durante o final da segunda temporada de "Ficheiros Secretos". Sem muitas alternativas, chegou-se a pensar em substituir a atriz que interpretava a agente do FBI Dana Scully. Porém, depois de intensas negociações, os produtores acabaram por seguir um caminho pouco convencional, mas que fez todo o sentido na série em questão: depois dos habituais truques de planos fechados e roupas largas, a personagem de Scully acabaria por ser raptada por extraterrestres, dando oportunidade à atriz para se ausentar das filmagens, durante um breve período, para dar à luz.

"Mad Men"

Em 'Mad Men', Betty Draper ganha muito peso. Tudo para disfarçar a gravidez de oito meses de January Jones

Quando January Jones começou a gravar a quinta temporada de "Mad Men", a atriz estava grávida de oito meses. Sem muitas alternativas para disfarçar a já avançada gestação da atriz, os argumentistas acabaram por escrever uma storyline em que Betty Draper ganhava muito peso rapidamente. Para a situação ser mais credível aos olhos dos espectadores, January Jones usou um fato almofadado, bem como outros acessórios, para fazer crer que estava obesa e não apenas grávida.