Quando o assunto é sobre séries de televisão baseadas em livros de banda desenhada, o mais habitual é falar-se em nomes como "Demolidor", "O Justiceiro" ou "Jessica Jones". São os exemplos mais óbvios, não só porque acompanham algumas das personagens mais conhecidas da cultura pop, mas também porque essas mesmas personagens são super-heróis que se fazem valer pelos poderes especiais que ganharam para operar quase sempre à margem da lei.

Fomos à procura de outras séries inspiradas em banda desenhada menos conhecidas. Encontrámos apenas cinco e já pode ver cada uma delas através da Netflix.

"Happy!"

Esta série norte-americana chegou à plataforma de streaming no final de 2017 e é baseada numa série de banda desenhada com apenas quatro capítulos. "Happy!" conta a história de um antigo polícia alcoólico, Nick, que agora trabalha como assassino contratado. Os acontecimentos da série tem início com o ataque cardíaco de Nick, consequência da vida de excessos que levava. Quando acorda, porém, julga estar louco por ser o único a conseguir ver um unicórnio que o instiga a salvar uma rapariga que supostamente foi raptada pelo Pai Natal.

A série é uma comédia negra e conta com apenas uma temporada. No entanto, já está confirmada uma segunda com data de estreia prevista para 2019. A série é baseada nos livros de Grant Morrison e Darick Robertson.

"The End of the F***ing World"

A nova série britânica é uma comédia negra que retrata a ligação entre dois adolescentes que nutrem um completo desdém pelo mundo, Alyssa (Jessica Barden) e James (Alex Lawther). São os dois estudantes da mesma escola que odeiam. Ele confessa-se um psicopata e incapaz de sentir emoções tal como outros as sentem. Com 17 anos e farto de matar animais, decide que Alyssa será a sua próxima vítima. Ela apaixona-se por ele e convence-o a acompanhá-la na busca pelo seu pai biológico.

O sarcasmo e a ironia marcam a série rica em diálogos hilariantes e sinistros. A primeira temporada estreou na Netflix a 5 de janeiro e conta com oito e curtinhos episódios – menos de 30 minutos cada. O melhor de tudo é que se baseia nos livros de banda desenhada de Charles Forsman.

"Raio Negro"

Inspirado na personagem da DC Comics com o mesmo nome, "Raio Negro" conta a história de Jefferson Pierce — um herói com a capacidade de controlar a eletricidade. Com o poder que adquiriu, dedica-se a combater o crime e a delinquência nas ruas de Nova Orleães, nos EUA. O problema é que, depois de vários contratempos, decide pendurar o seu fato especial e tenta levar uma vida normal com a família. Se há coisa que os muitos filmes nos ensinaram, é que nunca podemos tirar o herói que existe dentro de cada pessoa.

"Deadwood" é a série de culto que acabou cedo demais — e que vai regressar em filme
"Deadwood" é a série de culto que acabou cedo demais — e que vai regressar em filme
Ver artigo

Por isso, não surpreende quando a personagem principal é obrigada a voltar a assumir a identidade de super-herói depois de uma das suas filhas ser raptada por um vilão sem escrúpulos. A série estreou em 2018.

"Lucifer"

Quando o Diabo está aborrecido e farto da sua vida no inferno, decide mudar-se para Los Angeles, no EUA, onde tenta levar uma vida muito diferente daquela que levava enquanto senhor do mal. Compra uma discoteca e assume uma sociedade com uma detetive das forças policiais. Esta parceria tem como objetivo punir todo o tipo de criminosos que tentem causar estragos na cidade.

"Lucifer" estreou em 2016 e conta já com três temporadas, todas elas já disponíveis na Netflix. A série é baseada na personagem da DC Comics e assinada por Tom Kapinos  — o mesmo responsável por outra série muito conhecida como "Californication".

"iZombie"

A série da CW estreou em 2015 e acompanha a história de Olivia Moore (Rose McIver), uma médica estagiária nos EUA, em Seattle, que durante uma festa entre colegas e amigos acaba por ser transformada em zombie. Por forma a manter-se viva, Olivia começa a trabalhar numa morgue alimentando-se apenas de cérebros humanos.

Já há data de estreia para a nova temporada de "The Walking Dead"
Já há data de estreia para a nova temporada de "The Walking Dead"
Ver artigo

Cada vez que o faz, porém, ganha as memórias dessa pessoa que a ajudam a resolver casos de homicídio muito graves e complexos. As duas temporadas de “iZombie” já estão disponíveis na Netflix, e quem for fã de livros de banda desenhada de certeza que conhecerá o livro base, assinado por Chris Roberson, que deu origem a esta nova produção.