Quando perguntamos a David Santos quantas fotografias tem publicadas na página de Facebook Fotos de Lisboa Antiga, a resposta é imediata: “Não sei”. Do outro lado do telefone parece querer começar a fazer as contas de cabeça, mas logo a seguir lança uma gargalhada e diz: “Nunca as contei. Só indo mesmo ao arquivo. Mas serão pelo menos umas 350.” Outras centenas estão para chegar, apenas à espera que o gestor hoteleiro na Alemanha tenha tempo para confirmar todas as datas. É que nenhuma imagem é partilhada sem antes ser verificada e, sempre que possível, datada. Só assim é que vale a pena fazer este trabalho.

Como era o Areeiro em 1938? E em 1941? Em 1970 estava completamente diferente. Em 1951 a vista do Instituto Superior Técnico para a Alameda era impressionante, em 1971 havia um campo de futebol no Casal Ventoso e em 1954 nevava em Monsanto. Já a Praça da Figueira estava o caos com as obras do metropolitano, corria o ano de 1950, e o antigo cinema Alvalade, inaugurado em 1953, era uma obra imponente antes de ser transformado num prédio de habitação. Estas e outras fotografias estão disponíveis na página Fotos de Lisboa Antiga, que David Santos criou em 2009.

"Gosto muito de história, e em particular da história de Lisboa. Isto tudo começou com a Quinta das Conchas, onde na altura eu costumava correr e estava completamente degradada."

Curioso para saber mais sobre aquela zona, e em particular como ela seria antigamente, David Santos começou a investigar. Foi ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, contactou a Câmara Municipal de Lisboa, pediu fotos antigas a amigos e correu tudo o que eram arquivos. De repente, tinha centenas de imagens incríveis de Lisboa. Sabendo que aquilo não poderia ficar apenas para si, criou uma página de Facebook. E o resto é história.

"Tenho centenas de novas fotos para partilhar, mas ainda não o fiz porque tenho de confirmar as datas." Este (trabalhoso) pormenor é importante, até porque todas as fotografias são partilhadas e confirmadas por David Santos. Sempre que possível, vêm com a indicação do ano em que foram tiradas. Os fãs da página podem enviar os seus melhores exemplares, mas tem sempre de ser o administrador a partilhá-las.

Cais do Sodré, Belém, Alcântara, Areeiro. A MAGG escolheu as melhores fotos da página Fotos de Lisboa Antiga, dividindo a cidade pelas principais zonas. Mostramos-lhe tudo a seguir.

Baixa de Lisboa

Chiado e Bairro Alto

Cais do Sodré

Parque Eduardo VII, Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade

Campo Grande, Entrecampos e Campo Pequeno

Alvalade

Areeiro

Alameda

Belém

Alcântara