Cara de panda. Conhece este termo? É como fica depois de uma saída à noite, quando uma maquilhagem incrível se transformou num rasto de destruição — com a máscara de pestanas nas olheiras e sombras por todo o lado. Toda a gente sabe que retirar a maquilhagem é essencial, mas parece que todos estes avisos são ignorados quando chegamos tarde a casa e a preguiça parece controlar o nosso corpo.

Não temos receitas milagrosas para ganhar genica e tirar a maquilhagem todas as noites como ditam as regras. No entanto, saber qual é o desmaquilhante ideal para si pode ser o incentivo necessário. Até porque nem todos os produtos são boas opções. As dicas são da maquilhadora Antónia Rosa.

Água micelar

São a última tendência no mundo dos desmaquilhantes. São um tudo-em-um, ou seja, limpam, desmaquilham e ainda tonificam, proporcionando uma sensação de frescura. No entanto, como alerta Antónia Rosa, “é um método que apenas retira a sujidade à superfície e não em profundidade”. Por isso, não é recomendado para usar todos os dias, mas sim em casos SOS.

Normalmente não contêm ingredientes agressivos, o que faz com que sejam apropriados para cada tipo de pele. Existem, no entanto, algumas águas micelares que já fazem a distinção entre peles sensíveis, normais e oleosas.

4 fotos

Gel de limpeza

São ideais para as peles mistas e oleosas, por terem uma composição mais leve e oil-free. Para além de retirarem a maquilhagem, “conseguem ainda eliminar a oleosidade acumulada na pele em profundidade”. Têm ainda a vantagem de ser dois em um, por isso é perfeito para quem gosta de lavar o rosto e desmaquilhar ao mesmo tempo. Não é recomendado para peles normais a secas, pois os seus componentes são intensos, podendo agredir a pele.

4 fotos

Leite de limpeza

É apropriado para “peles secas ou maduras”, pois contém poderosos agentes hidratantes que deixam a pele mais macia e hidratada, sendo desaconselhada para peles oleosas. Para usar um leite de limpeza, basta aplicar na cara, massajar com os dedos e retirar com água, de preferência morna.

A questão com os leites de limpeza prende-se com a sua capacidade de retirar maquilhagem mais densa. Se usa produtos à prova de água, ou sombras e bases mais densas, é melhor pensar noutro produto para se desmaquilhar. Com o leite de limpeza, Antónia Rosa ressalva que é “necessário aliar um tónico, porque o leite retira a parte gordurosa e o tónico retira a parte aquosa da maquilhagem”.

7 fotos

Maquilhagem à prova de verão (e à prova de look panda)

Óleo de limpeza

O óleo, a par das águas micelares, é capaz de ser o desmaquilhante que mais gera interesse, e o preferido de Antónia Rosa. É ideal para peles sensíveis e normais, pois captura e dissolve os pigmentos da maquilhagem, retirando as impurezas sem a agredir. Não são recomendados para peles oleosas, uma vez que alguns ingredientes podem agravar o acne. Perfeito para pessoas que usam bases líquidas e sombras de longa duração, e até maquilhagem à prova de água. Contudo, convém referir que, depois do seu uso, é recomendado passar a cara por água.

4 fotos

Sabonetes

Não é o produto mais aconselhado, e só deve ser utilizado (esporadicamente) por quem tem a pele oleosa. “Seca muito a pele, por isso, se tiver a pele seca recomendo usar um creme hidratante logo de seguida”, aconselha a maquilhadora. O melhor é usar este produto em casos esporádicos e em alturas em que recorre a uma maquilhagem leve.

3 fotos

Toalhitas

É também um produto que deve ser usado em último caso, como viagens ou noites tardias em que não apetece desmaquilhar seguindo as regras. “As toalhitas esfregam a pele e acabam por a traumatizar”, explica Antónia Rosa. Entre o não desmaquilhar ou desmaquilhar com uma toalhita é preferível que seja com este produto. No entanto, fica o alerta: não é o mais recomendável. Para o utilizar basta passar a toalhita pelo rosto, recomendando-se que lave a cara a seguir.

4 fotos

Bifásicos

São a opção mais segura quando se usa maquilhagem densa e resistente, pois apresentam uma textura metade óleo, metade solução aquosa. Podem ser usados por qualquer tipo de pele e “são os mais eficazes na maquilhagem à prova de água, especialmente para olhos e lábios”, aconselha Antónia Rosa. Não agridem a pele e são ótimos para retirar a maquilhagem na zona dos olhos. Antes de o usar, deve agitar o frasco para que as duas soluções se misturem.

4 fotos