8 cafés, bares e restaurantes inspirados em filmes e séries que tem de visitar

Há um bar que vende cocktails como se fossem poções do Harry Potter e cafés inspirados em "Breaking Bad". Um espaço desta lista é português.

No Walter's Coffee Roastery o café é servido em copos de reação e provetas para que os clientes possam fazer as suas próprias experiências científicas como em "Breaking Bad"

São várias as vezes em que sonhamos visitar os locais dos filmes e das séries, tal é a magia que vivemos através do ecrã, seja em casa ou no cinema. Quem nunca desejou passear pelos corredores de Hogwarts, poder fazer poções e lançar encantamentos como um verdadeiro feiticeiro? Felizmente, existem cafés, bares e restaurantes pelo mundo inteiro dedicados ao cinema e à televisão para nos ajudar a escapar à realidade e viver um pouco desse mundo.

Mostramos-lhe 8 sítios inspirados em filmes e séries que tem mesmo de visitar — e um deles é português.

Bar Luce (Milão, Itália)

No interior da instituição Fondazione Prada, dedicada à arte contemporânea e à cultura, está um bar vai fazer todos os fãs de Wes Anderson sentirem-se dentro de um dos seus filmes. Chama-se Bar Luce, abriu em maio de 2015 e foi desenhado pelo próprio cineasta norte-americano.

O interior foi inspirado por dois filmes da era de ouro do cinema Italiano: “O Milagre de Milão“, de 1951, e “Rocco e os Seus Irmãos“, de 1960. Sobre o espaço, Anderson disse ao jornal “The Guardian” que não conseguia para filmar lá dentro, justificando que não há “um ângulo ideal”, mas que “é um local bonito para escrever um filme”. Acrescentou ainda que tentou criar um bar onde gostaria de passar as suas tardes “não fictícias”. Para além de ser o destino perfeito para os fãs do realizador, no menu podem desfrutar ainda de uma seleção de doces, café e bebidas alcoólicas.

HR Giger Bar (Coira, Suíça)

Na cidade de Coira, na Suíça, há um bar de arrepiar até aos ossos. E isto não é um trocadilho. O bar HR Giger Bar é mesmo decorado no seu interior com estruturas esqueléticas, dando um ar cavernoso ao espaço, coberto também por arcos de vértebras que se cruzam no teto. Tanto o bar como o museu são um trabalho do artista surrealista H.R. Giger, conhecido por ter ganho o Óscar de Melhores Efeitos Visuais pelo filme “Alien” (1979), de Ridley Scott. O espaço fica dentro de um castelo medieval renovado com 400 anos.

Joker Lounge (Lisboa, Portugal)

O Joker Lounge não tem como temática um filme ou uma série, mas sim uma decoração que homenageia tanto a sétima arte como a música. O espaço é decorado com uma luz azul, o que recria um ambiente noturno, e à volta podemos ver o teto e paredes decorado com capas de discos, posters de filmes como “Pulp Fiction“, “O Padrinho“, “A Ressaca“. Há ainda o desenho de um Joker gigante (a versão de Heath Ledger em “O Cavaleiro das Trevas“) à porta. Agora com dois espaços, um nas Laranjeiras e outro no Saldanha, os bares são dedicados à diversão e dispõem de jogos como bowling, dardos, snooker e matraquilhos. Na ementa, há bebidas, petiscos, saladas, tostas, gelado e crepes.

Nikos Taverna (Estocolmo, Suécia)

Ao estilo de “Mamma Mia!“, o membro da banda sueca ABBA — Björn Ulvaeus — abriu a sua própria taberna grega em janeiro de 2016, tal como a que vemos no filme. No Nikos Taverna os clientes podem cantar e dançar ao som das maiores sensações dos anos 70 e interagir com os espetáculos proporcionados pelo restaurante. O músico contou ao jornal “Daily Mail” que gostaria de abrir o conceito noutras cidades como Londres e Hamburgo.

The Hobbit Pub (Southampton, Reino Unido)

Localizado em Southampton, Inglaterra, The Hobbit Pub foi antigamente o Portswood Hotel. Após ter sido transformado num pub, cujo nome homenageia a obra de J.R.R. Tolkien, “The Hobbit”, em 2012 esteve envolvido numa disputa legal quando a Saul Zaentz Company acusou o estabelecimento de violação de direitos autorais.

A boa notícia é que os atores Stephen Fry e Sir Ian McKellen (estrelas das trilogias “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”) ofereceram-se para pagar a taxa anual de direitos de autor. Já com 20 anos de existência, os clientes podem experimentar desafios como o “Fellowship T-shirt Quest”, que requer beber 13 cocktails com nomes das personagens do universo criado por Tolkien.

The Lockhart (Toronto, Canadá)

Dedicado ao mundo do Harry Potter, criado pela escritora britânica J.K. Rowling, The Lockhart — apelido de um dos professores de Hogwarts, Gilderoy Lockhart — traz ao Canadá um pouco da magia que hoje em dia ainda faz furor pelo mundo inteiro. De modo a não infringir direitos de autor, o bar apenas se assume como meramente temático de feiticeiros. No entanto, há várias referências ao universo de Rowling tal como um mural com um “patronus” de um veado (um feitiço lançado por Harry) e um menu de cocktails chamado “poções e elíxires”.

The Way Station (Nova Iorque, Estados Unidos da América)

Basta um olhar rápido pela imagem, cuja cabine azul não passa despercebida, para identificar a que mundo pertence este bar. Inspirado pela série “Doctor Who“, as paredes decoradas com papel de parede retro e uma TARDIS em tamanho real são o suficiente para impressionar qualquer fã. Para além de servir comida e bebida, que inclui cocktails individuais de cada Doctor Who (da série que começou em 2005), o The Way Station tem ainda música ao vivo, jogos e karaoke.

Walter’s Coffee Roastery (Istambul, Nova Iorque e Dubai)

Fundando em Istambul, o Walter’s Coffee Roastery homenageia o mundo de Walt e Jesse em “Breaking Bad” através da especialização em café. Agora também em Nova Iorque e Dubai, o espaço é decorado com cores cinzentas e amarelas, com referências à série como a tabela periódica dos elementos e baristas vestidos em macacões. O café é servido em gobelés e provetas para que os clientes possam fazer as suas próprias experiências científicas.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]