Se anda pelo YouTube à procura de tutoriais para fazer um Cat Eye incrível, daqueles mesmo profissionais, e se depara com vídeos de Contouring, de No Make Up Make Up e tem que ir pesquisar aquelas palavras estranhas, então o melhor é continuar a ler este texto. Mas fique já a saber que está perante duas das grandes tendências dos últimos anos. Mas há mais, muito mais. Palavras com imensa importância dentro do mundo da maquilhagem mas que podem ser perfeitas desconhecidas para as comuns mortais. Aqui ficam algumas para que não fique sem saber o que é quando vir no Instagram ou no YouTube alguém a dizer Lip Liner.

Baking

É uma tendência de maquilhagem generalizada por Kim Kardashian. A técnica é usada pela comunidade drag há alguns anos, e consiste em deixar pó translúcido na face durante 10 minutos, “a cozinhar”. Assim a base e o corrector ficam mais tempo na cara e confere um ar mais luminoso. Passados os 10 minutos, basta removê-lo com um pincel.

BB Cream / CC Cream

O termo BB Cream surge como um Blemish Balm ou um Beauty Balm, ou seja, algo entre a base e um creme hidratante. Apresenta ainda proteção contra o sol, hidrata, e torna as imperfeições menos percetíveis. O CC Cream aparece uns anos depois e é tratado como um Color Correcting, ou correção de cor. Este produto ajuda a reduzir as vermelhidões da pele e é quase como um BB Cream melhorado.

Bronzer

Pode confundir-se assim de repente com o típico bronzeador, mas se em teoria é um primo afastado, não pode ser usado exactamente como um. Um bronzer é um produto de maquilhagem que, quando bem usado, pode dar um brilho saudável à nossa cara, naqueles dias em que nada parece funcionar. O mau uso deste produto pode originar pele com impurezas ou demasiado laranja. Existe em pó, em creme ou em líquido.

Cat Eye

Apesar de ser algo mais recorrente na linguagem de maquilhagem, é possível que ainda haja pessoas que não têm a certeza do que se trata. Um Cat Eye é a forma de colocar eyeliner ou lápis nos olhos: prolongar-se o risco na pálpebra, do olho até à parte de fora. Isto faz um efeito “olho de gatinho”, daí o nome. A parte difícil é mesmo fazê-lo direito (e igual dos dois lados).

Pinterest

Lip Liner Vs Lip Plumper

Com conhecimentos mínimos de inglês, sabemos que se trata de algo para os lábios. O Lip Liner é o lápis que acompanha o batom (normalmente na mesma cor ou numa tonalidade acima ou abaixo) e que permite que este dure muito mais tempo. O Lip Pumpler é um tipo de batom que faz parecer os lábios mais carnudos. Dois produtos diferentes com a mesma finalidade: dar personalidade aos lábios.

Contouring

Em português, significa contorno. É também uma técnica usada na comunidade drag para afinar o rosto, mas que foi popularizada por Kim Kardashian. Na sua essência é a técnica que permite moldar a nossa cara e “esconder” aquilo que menos gostamos. Iluminar o topo das maçãs do rosto, e a cana do nariz, e esconder com bronzer a linha do maxilar e as bochechas mais gordas. A chave no contouring é apostar em misturar todas as cores para ficar um efeito mais discreto.

Pinterest

No Makeup Makeup

Pode parecer um erro, mas não, é mesmo o nome dado ao tipo de maquilhagem que é tão natural que parece não haver maquilhagem no rosto. Não consegue perceber como é que as instagrammers aparentam ter a pele mais perfeita do mundo sem maquilhagem? É porque têm maquilhagem, mas discreta o suficiente para não parecer. Bases fluídas, sombras e batons neutros são as chaves.

Pinterest

Primer

Cada vez mais enraizado na cultura de maquilhagem, o primer não é mais do que uma pré base. Normalmente aplica-se antes da base e serve para ajudar a fixar a maquilhagem, para reduzir a oleosidade e alguns reduzem pequenas rugas e poros dilatados. Ultimamente também foram criados os primers para olhos e lábios com o mesmo propósito, fixar as sombras e o batom, respectivamente.

Smoky Eyes

Conhecidos vulgarmente por olhos esfumados, é um efeito criado pela aplicação de sombra e eyeliner de tonalidades escuras nas pálpebras. O passo seguinte é esfumar para tornar tudo mais harmonioso. É um clássico de maquilhagem.

Pinterest

Strobing

Outra técnica muita em voga no mundo da maquilhagem. É a técnica de iluminar o rosto, com iluminador, ou highlighter (o verdadeiro termo). Aqui o iluminador é utilizado como pontos de luz, na cara. Poderá iluminar as maçãs do rosto, a cana do nariz, a pele por cima, e por baixo, das sobrancelhas. Ao contrário do contorno, aqui não é usado o bronzer (o tom mais escuro) para esconder as feições de que não gostamos. Aqui apenas o iluminador é rei.

Pinterest

Para conhecer alguns produtos, com os quais poderá realizar algumas das técnicas acima descritas, dê uma vista de olhos à nossa fotogaleria. Incluímos pós, primers, sombras, batons e tudo o que precisa para fazer a sua maquilhagem de sonho.

15 fotos