Desde o universo do Batman ao do Super-Homem, há de tudo um pouco na recém renovada Kingpin Books, uma das lojas de banda desenhada mais prestigiadas no País. Fundada em 1999, concorre agora ao prémio de melhor livraria do mundo especializada em banda desenhada e, pelo segundo ano consecutivo, é já uma das finalistas.

O concurso anual pelo prémio Will Eisner Spirit of Comics Retailer decorre em San Diego, na Califórnia, durante a Comic Con — a maior convenção dedicada ao entretenimento e à cultura pop. A lista de finalistas é composta por cinco lojas espalhados pelo mundo, das quais apenas uma é norte-americana.

Mário Freitas, editor e fundador da Kingpin Books, escreveu na sua página de Facebook pessoal que a “edição de livros de qualidade, a participação ativa nos principais eventos do País, o convite de autores, os lançamentos ou apresentação de livros e a capacidade de iniciativa e coordenação” são alguns dos fatores fundamentais que permitiram que a sua loja, e editora, chegassem até onde chegou.

As mulheres leem cada vez mais BD e passam o gosto aos filhos

É que é já a segunda vez que a sua loja é finalista do concurso anual dos prémios Eisner onde os jurados são todos eles diferentes de ano para ano. Os resultados serão conhecidos na madrugada de sexta-feira, 20 de julho, para sábado, 21 de julho.

Kingpin Books

Mostrar Esconder

Morada: Avenida Almirante Reis, 82-A, Lisboa

Telefone: 217 950 476

Horário: 11h-20h, 10h-19h ao sábado, fecha ao domingo

Fundada há 19 anos, a loja começou por ser uma plataforma exclusivamente online. Só em 2002 é que viria a ser aberta a primeira loja física e, seis anos mais tarde, iniciaria atividades enquanto editora de banda desenhada portuguesa e estrangeira. Atualmente, afirma-se como uma das maiores lojas portuguesas dedicadas à divulgação da BD e da cultura pop — e a tendência é para continuar a crescer.

Tanto o é que, em abril, a Kingpin Books mudou-se para a Avenida Almirante Reis, em Lisboa, localizada a apenas 10 minutos a pé do local onde estava anteriormente (na Rua Quirino da Fonseca). O novo espaço é maior, com uma área total muito superior à loja antiga, e que permite assim mais e novas exposições ou festas temáticas em alturas específicas, como no Natal ou no Halloween.

O novo espaço conta ainda com uma mezzanine que será aproveitada para receber workshops ou autores conceituados do universo de banda desenhada.