Não há dúvidas que o nosso cérebro dá uma atenção especial a histórias de escândalos. Seja um escândalo local, nacional ou global. É algo que nos intriga, cativa e causa motivo de discussão. E qual é a indústria que pode tirar proveito dos mesmos para contar histórias? A cinematográfica. Apesar de muitos dos filmes virem de obras literárias, Hollywood não perde uma oportunidade para dar vida a um bom escândalo. No entanto, é também uma ótima forma de informar o público, com detalhes nunca antes vistos sobre os demais assuntos, sejam eles políticos, religiosos ou sociais. Por vezes, são os filmes baseados em histórias reais que mais nos inspiram e nos dão esperança na justiça e na bondade humana.

É o caso da história real em "Corações de Aço" (1989), que retrata um grupo de homens que em plena guerra do Vietname, raptam uma jovem local, que é torturada e violada pelos mesmos. O soldado Eriksson, (interpretado por Michael J. Fox), testemunha do crime, tenta impedir e fazer justiça. A história, apesar de devastadora, mostra que mesmo no caos da guerra, pode existir sanidade e bom senso.

São vários os filmes que foram adaptados para o grande ecrã ao longo dos anos. Reunimos alguns dos mais reconhecidos pela crítica e pelo público, cujas histórias tiveram um impacto significativo na nossa sociedade. Para além destes 8 filmes, não podemos deixar de mencionar outros grandes exemplos como: "Apanha-me Se Puderes" (2002), "Golpada Americana" (2013), "Filomena" (2013) e "O Lobo de Wall Street" (2014).

"Serpico" (1973)

Esta é a história de Frank Serpico, interpretado por Al Pacino, um polícia novato em Nova Iorque, nos anos 70, que ao contrário dos seus colegas de trabalho, não aceita subornos dos criminosos locais. Quando este descobre a corrupção na força policial, Serpico informa os seus superiores que o ignoram por completo. Ao tentar tornar públicas as descobertas, desencadeia-se uma investigação o que torna Serpico num alvo a abater. O filme foi na altura nomeado para dois Óscares: Melhor Ator e Melhor Argumento Adaptado.

"Os Homens do Presidente" (1976)

Com Dustin Hoffman e Robert Redford nos papéis principais, "Os Homens do Presidente" retrata a história de como dois jornalistas do "The Washington Post" — Bob Woodward (Redford) e Carl Bernstein (Hoffman) — descobrem o famoso escândalo Watergate, uma rede de espionagem e de lavagem de dinheiro que acaba por levar à demissão do então presidente dos Estados Unidos da América, Richard Nixon. O filme tornou-se uma importante referência do jornalismo de investigação, foi nomeado para oito Óscares e ganhou quatro nas categorias de: Ator Secundário, Direção de Arte, Som e Argumento adaptado.

"Erin Brokovich" (2000)

"Erin Brokovich" foi o filme que deu a Julia Roberts um Óscar. Para além disso, foi ainda reconhecido com a nomeação a Melhor Filme, Melhor Ator Secundário (Albert Finney), Melhor Realizador e Melhor Argumento Original. Este retrata a história de Erin Brokovich, uma mãe solteira que luta contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company, que conscientemente lançou químicos cancerígenos no abastecimento de água da cidade de Hinkley, na California.

"Verdade ou Mentira" (2003)

Em 1998, Stephen Glass é um jovem jornalista em ascensão que trabalha na prestigiada revista "The New Republic". Só há um problema: dos 41 artigos publicados, 27 são inventados. Interpretado por Hayden Christensen, considerado por muitos o trabalho mais notável do ator, o filme mostra a queda do jornalista e o momento em que são expostas todas as mentiras que usou como modo de subir na carreira.

"A Queda de Wall Street" (2015)

Baseado na história que deu origem ao livro bestseller de Michael Lewis "The Big Short", o filme mostra quando quatro homens viram o que os grandes bancos, a comunicação social e o governo se recusaram a ver: o colapso global da economia dos EUA. Com isto, resolveram apostar na crise imobiliária e lucrar com a tragédia que se avizinhava. No processo, descobrem o quão corrupto é o mercado. Vencedor de um Óscar na categoria de Melhor Argumento Adaptado, o elenco de luxo fala por si com atores como Christian Bale, Steve Carrell, Ryan Gosling e Brad Pitt.

"O Caso Spotlight" (2015)

Um grupo de jornalistas de investigação do jornal "The Boston Globe", conhecidos como a equipa "Spotlight", investiga um caso em que vários padres da Igreja Católica são acusados de abusos sexuais a crianças da comunidade. À medida que se vão envolvendo no caso, através de entrevistas a vítimas, descobrem décadas de encobrimento que envolve líderes a nível religioso e político. O filme foi nomeado a 6 Óscares e venceu nas categorias de Melhor Filme e Melhor Argumento Original. Entre o elenco estão várias caras conhecidas como Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams e Liev Schreiber.

"Negação" (2016)

"Negação" passou despercebido aos olhos de muitos, mas não deixou de ser elogiado pelos críticos especialmente pelas interpretações de Rachel Weisz e Timothy Spall. Quando Deborah Lipstadt (Weisz) — professora e historiadora — é processada por David Irving (Spall), um teórico e escritor inglês negador do Holocausto, esta tenta provar a todo o custo que Irving distorceu a história sobre o papel de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. O filme foi nomeado a um BAFTA na categoria de Melhor Filme Britânico do Ano.

"The Post" (2017)

Um exemplo mais recente da importância do jornalismo de investigação conta-nos desta vez a história de como o Governo de Nixon nos EUA tentou impedir o jornal "The Washington Post" de publicar uma ultra-secreta documentação sobre o envolvimento norte-americano na Guerra do Vietname. Com 2 nomeações para os Óscares (Melhor Filme e Melhor Atriz), conta com os veteranos Steven Spielberg, na realização, e Tom Hanks e Meryl Streep no elenco.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.