O sotaque sul-africano, o sorriso carinhoso mas também a garra e o magnetismo que seduziu muitas mulheres são características que um ator tem de dominar na perfeição para interpretar Nelson Mandela. Alguns grandes nomes de Hollywood conseguiram-no e assumiram que representar o papel do líder histórico da África do Sul é um desafio e, ao mesmo tempo, a oportunidade de uma vida.

Kaiser Chiefs e Pablo Alborán vêm a Portugal homenagear Mandela
Kaiser Chiefs e Pablo Alborán vêm a Portugal homenagear Mandela
Ver artigo

De Morgan Freeman a Sidney Poitier, recordamos seis atores que comoveram meio mundo com as suas tocantes e emblemáticas interpretações de Nelson Mandela.

Danny Glover em "Mandela" (1987)

No final da década de 80, Danny Glover, que reconhecemos facilmente da saga de ação "Arma Mortífera", interpretou Nelson Mandela numa fase em que este se encontrava atrás das grades. Embora "Mandela" seja um telefilme, Danny Glover venceu um Emmy na categoria de Melhor Ator pela sua interpretação do antigo presidente da África do Sul.

Sidney Poitier em "À Margem da Lei" (1997)

Ao lado de Michael Caine, que representa De Klerk, também ele um antigo presidente da África do Sul, o oscarizado Sidney Poitier interpreta um Mandela prestes a negociar o fim do regime do apartheid, mas não só —  o norte-americano desempenha a personagem durante um período de cerca de 40 anos nesta película, que lhe valeu o aplauso da critica.

Morgan Freeman em "Invictus" (2009)

É, sem qualquer dúvida, a mais conhecida interpretação cinematográfica de Nelson Mandela. Porém, para além da nomeação para o Óscar, Morgan Freeman, que desempenhou o papel de Madiba ao lado de Matt Damon, ganhou um reconhecimento ainda mais especial — o próprio Nelson Mandela parabenizou-o pela atuação, num filme que se foca no primeiro mandato deste como presidente da África do Sul.

Terrence Howard em "Winnie Mandela" (2011)

A película pode focar-se na vida de Winnie Mandela, a segunda mulher de Nelson Mandela, interpretada nesta longa-metragem por Jennifer Hudson, mas Terrence Howard apoia-a com uma interpretação brilhante (mesmo que secundária) do vencedor do Nobel da Paz em 1993. A química de ambos funcionou e retratou na perfeição a carga emocional que as sentenças de prisão do casal colocaram no relacionamento destes.

Idris Elba em "Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade" (2013)

Não é fácil desligar da imagem que temos de Idris Elba em "Luther", onde representa um detetive amargurado pela morte da ex-mulher. No entanto, o ator britânico convence ao interpretar Mandela num filme que acompanha o crescimento de Madiba, a fase da revolta e a chegada ao poder como presidente de África do Sul.

Laurence Fishburne em "Madiba" (2017)

Nesta mini-série de seis episódios, Laurence Fisburne foca-se numa das fases mais conturbadas da vida Nelson Mandela. O ator de "Matrix" consegue equilibrar a frustração e a agressividade que o papel requeria e desempenha na perfeição um Mandela com um lado mais negro.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.