Com creme, sem creme, ou até com alfarroba. Na praia, não é fácil fugir das bolas de Berlim. Fica ainda mais difícil, quando não se leva nada para comer de casa. Por isso, pedimos a Marta Ferreira, mais conhecida por Martilicious, instagrammer muito seguida que faz workshops de cozinha, que nos ajudasse a preparar a geleira, com aquelas que são as suas opções para um dia passado entre a areia e o mar.

"Água não pode faltar", começou por nos dizer. Mas a garrafa de água não vai ser a única a entrar no farnel: a de gaspacho também não pode faltar – antes, comprava-o já feito, mas agora só gosta do que faz em casa. Este:

Gaspacho com maçã

Snacks saudáveis para a praia

Ingredientes:
1 kg de tomate maduro
1 pepino
½ pimentão vermelho
½ cebola roxa
1 dente de alho
1 limão
1 colher de sopa de azeite virgem extra
1 colher de chá de sal grosso
Pimenta preta a gosto

Modo de preparação:
Descascar e descaroçar o limão e retirar parcialmente a casca do pepino. Colocar todos os ingredientes no processador e triturar durante três a quatro minutos. Depois, adicionar o azeite, o sal e a pimenta, e acrescentar água ou gelo até obter a consistência desejada. Se desejar, pode adicionar tostas e uma maçã cortada ao preparado.

5 sopas frias perfeitas para os dias mais quentes
5 sopas frias perfeitas para os dias mais quentes
Ver artigo

Depois, cenouras e pepinos. De preferência, cortados aos palitos. No caso dos pepinos, pode juntar algumas folhas de manjericão. Para os palitos de cenouras, a instagrammer dá duas dicas: pedras de gelo, para que se mantenham sempre frescos e não sequem, e húmus para os acompanhar (ou dar-lhes alguma graça).

Húmus de tomate seco e manjericão

Snacks saudáveis para a praia

Ingredientes:
200 gr de grão (já cozido)
5 tomates secos
1 mão cheia de manjericão fresco
1 limão
5 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de água
1 ½ colher de sopa de tahini
1 dente de alho
1 colher de chá de cominhos em pó
Sal grosso e pimenta preta a gosto

Modo de preparação:
Deitar todos os ingredientes no processador e misturar até obter a consistência desejada. Mais simples, era impossível. No frigorífico, aguenta cerca de cinco dias sem se estragar.

"Melancia, melão ou pêssegos" – na geleira de Martilicious também há sempre fruta. A melancia é sempre uma boa escolha. E saladas. Quanto a estas, o truque é a criatividade: para Marta Ferreira, a salada tem de ter leguminosas (grão, feijão ou lentilhas), vegetais (beterraba, espinafres ou alface), e frutos secos (nozes, amêndoas ou pinhões) e ser muito colorida – "penso sempre no arco-íris".

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.