São raras as pessoas que não gostam de se ver bronzeadas. Aliás, a maioria espera ansiosamente pela chegada do verão, não só para andar com menos roupa e ir de férias, mas também porque é a altura em que deixam de estar esquálidas e ganham alguma cor.

Mas para conseguir um bronzeado saudável — sim, porque não queremos que apanhem escaldões — e duradouro, há que seguir alguns rituais. A preparação e antecedência são essenciais para um bom resultado, ou seja, pele morena (e não queimada) por muito tempo. Até porque queremos voltar ao trabalho, mostrar que estivemos de férias e causar alguma inveja.

Iogurte para tratar a pele queimada e outras 11 curiosidades sobre escaldões
Iogurte para tratar a pele queimada e outras 11 curiosidades sobre escaldões
Ver artigo

Exfoliar

Antes de ir de férias, faça uma exfoliação em todo o corpo, inclusive na cara, para retirar as células mortas e evitar ficar com manchas do sol. Isto ajuda a conseguir um bronzeado mais rápido e uniforme.

Depois das férias, pode e deve continuar a exfoliar a pele, no entanto, deve fazê-lo de forma suave, para não tirar a camada superior da pele que é a que está bronzeada.

Proteger

O protetor solar não serve só para enfeitar, nem deve ser usado apenas depois de já ter apanhado um escaldão. O objetivo é proteger a pele antes de estar exposta aos raios UV. Idealmente o protetor solar a ser usado deveria ser o que tem maior fator de proteção.

Hidratar

Depois de apanhar sol, é essencial hidratar a pele. Um creme hidratante de rosto e de corpo são indispensáveis na mala de viagem e devem ser aplicados logo após o banho. Pode optar por cremes aftersun que são habitualmente mais hidratantes e têm ainda a função de prolongar o bronzeado.

Beber água

Também faz parte da hidratação. Pode encher o corpo e o rosto de creme, que se não beber água, vai parecer tudo em vão. É importante durante todo o ano, e, por isso se diz que idealmente deveríamos beber 1,5L de água por dia, mas no verão é ainda mais fundamental, e ajuda a que a pele se mantenha hidratada e não comece a secar e a cair.

Banho

Se é daquelas pessoas que só consegue tomar banho com a água a ferver, o mais certo é o bronzeado desaparecer antes de as férias terminarem. Um dos truques para prolongar o bronzeado é tomar banho com a água mais fria que conseguir.

Além da água fria, deve ainda trocar o gel de banho por um óleo, que deixa a pele mais hidratada.

Alimentação

Também através da alimentação se podem conseguir melhores resultados no que diz respeito à manutenção do bronzeado. Alimentos que possuem betacaroteno ajudam neste processo. Como é o caso da cenoura, que não é novidade, da batata doce, espinafres, manga, tomate ou abóbora.

Alimentos com tirosina, como o peru, salmão, abacate ou amêndoas também podem ajudar. Mas claro que tudo depende das quantidades ingeridas.

Proteja o seu cabelo do sol (e não só)
Proteja o seu cabelo do sol (e não só)
Ver artigo

Roupa e maquilhagem

Usar roupa branca ou, pelo menos, mais clara não faz com que a pele se mantenha bronzeada por mais tempo, mas cria a ilusão de que a pessoa está mais morena. O mesmo com a maquilhagem. Usar um pó no rosto não bronzeia, mas ajuda a realçar o bronzeado natural que a pessoa já tem.

Depilação

A depilação deve ser feita antes das férias e não logo após, pelo menos a depilação feita com cera. Isto porque ao retirar os pelos com a cera, retira também a primeira camada de células da pele e com ela, o bronzeado.