Há o Alive, o Super Bock, o Paredes de Coura e o Sudoeste. Depois há até o Bons Sons para os fãs de música portuguesa e o festival em Sines, para quem prefere Músicas do Mundo.

Mas é bem perto de Lisboa que decorre o festival para quem prefere passar uma noite à mesa do que largas horas em filas para comer um hambúrguer entre um e outro concerto.

É em Loures que, até dia 29 de julho, é possível provar tudo (mas mesmo tudo) o que se pode fazer com caracóis. De tal forma que, se o bacalhau não se põe a pau, qualquer dia é este o petisco português que fica à frente na fama de polivalência nos pratos. Senão vejamos.

Há omelete de caracol, feijoada e açorda. Há rissóis, chamuças, empadas e pataniscas, todas de caracol, claro. Mas a imaginação não tem travão quando o assunto é comida. Para os que vão mesmo numa de arriscar tudo, há alheira de caracóis, caracoleta à Bulhão Pato, cachupa, caril e até moqueca de caracoleta.

Morada: Pavilhão Paz e Amizade, Rua da República 17A, Loures

Horário: 17h-00h

Preço: entrada gratuita (só paga o que consumir)

Pensava que esta loucura acabava nos salgados, não era? Pois saiba que na lista de pratos disponíveis constam nomes como 'bombom de caracol' e 'éclair de caracol'.

Parece que já estamos a ver o ar reprovador de uns e o salivar guloso de outros. Mas nada como experimentar, até porque além dos caracóis, há animação com concertos todos os dias, artesanato e espaço infantil. Todos os dias das 17h à meia-noite.