A Campanha de Recolha de Sangue está de volta e precisa de si

A Mundicenter e o Instituto Português do Sangue vão estar em vários centros comerciais do país.

A equipa da MAGG já foi dar sangue no Amoreiras Shopping Center

A Mundicenter e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) estão entre 29 de junho e 15 de julho — das 14h às 20h — no Amoreiras Shopping Center, Arena Shopping, Braga Parque, Oeiras Parque, Strada Outlet e Spacio Shopping para a 17ª Campanha de Recolha de Sangue.

Este ano, o objetivo é mais uma vez fidelizar dadores já existentes e angariar novos para repor as reservas de sangue, sendo que habitualmente registam uma maior escassez nas férias.

Dar sangue não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam. Apenas tem de:

  • Ter mais de 18 anos
  • Hábitos de vida saudáveis
  • Peso igual ou superior a 50kg

O mito “quem tem tatuagens não pode dar sangue”, não passa disso, um mito. As tatuagens não são impedimento. No entanto, só poderá dar sangue 4 meses depois da sua realização.

O percurso da doação começa com uma pequena inscrição, de seguida passa pela triagem clínica, colheita e termina com uma refeição leve oferecida, tudo num total de cerca de 25 minutos.

Serão colhidos cerca de 450ml (o equivalente a +/- 10% de sangue total do nosso corpo, que ronda os 5 litros), mas não se assuste, as proteínas e células sanguíneas são rapidamente repostas pelo nosso organismo.

Quanto aos números, no ano passado, de 3.225 dadores, registaram-se cerca de 1.084 litros de sangue e 68 dadores de medula óssea. Em 16 anos de campanhas da Mundicenter, 32.615 registaram-se como dadoras de sangue e foram ajudadas mais de 68.000 pessoas.

Texto de Joana Rocha Ferreira, vídeo de Samuel Costa.
Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]