5 ideias criativas para utilizar flores

Aprenda como pode utilizar flores para decorar a sua casa, para marcadores de livros e até para usar no cabelo.

Principalmente nos meses de primavera e verão, há poucos elementos de decoração que confiram vida a uma casa ou divisão como as flores. Das campestres às secas, das rosas às margaridas, entre muitas outras, as flores podem ser utilizadas de mil e uma maneiras e, caso seja uma pessoa mais criativa, pode dar asas à imaginação e utilizá-las de muitas mais formas para além da tradicional jarra ou vaso.

Aprenda com quem percebe do assunto e, se está de férias ou com um pouco mais de tempo, siga as dicas da Colvin (plataforma online de entrega de flores) e experimente um dos seguintes cinco DIY’s (Do It Yourself)  com flores.

1. Pot-pourri

Fazer pot-pourri em casa é bastante fácil e tem várias utilidades: permite eliminar odores, gerar aromas que nos transpõem para a estação e decorar a casa. Para isso é necessário secar as pétalas das flores — o micro-ondas pode ser uma boa opção. Basta colocá-las em papel e aquecer na potência média a máxima durante um minuto. Depois de secas, as pétalas devem ser misturadas e guardadas dentro de um pote de vidro hermeticamente fechado durante cinco semanas. Depois, guarde-os em saquinhos de tecido, para perfumar o armário, ou em potes de vidro para colocar numa divisão da casa.

2. Quadros

Para criar os quadros mais originais e coloridos só precisa de um elemento: flores. Para tal, é necessário prensá-las, colocando-as no meio de um livro pesado durante alguns dias. De seguida basta dispô-las numa moldura vazia, da forma que desejar. Esta pode ser, posteriormente, pendurada ou pousada em qualquer divisão da casa.

3. Mini-arranjos para mesas

Trocar vasos por chávenas é uma forma simples e original de mudar a apresentação das flores. Estes pequenos arranjos são pormenores ideais para colocar em cima da mesa, dando um toque especial a qualquer almoço ou jantar.

4. Diademas

Para fazer um diadema necessita de uma bandolete, flores, uma fita, uma pistola de cola e tesoura. O primeiro passo é enrolar a fita à volta da bandolete. Posteriormente, as flores devem ser unidas em pequenos ramos e colados na bandolete. Quando tudo estiver seco, o diadema está pronto a ser usado.

5. Marcadores de livros

As flores podem dar bonitos marcadores de livros, sendo também necessário prensá-las através do método anteriormente mencionado. Para garantir que elas não partem, o ideal é colá-las num pedaço de cartolina, de tamanho e cor à escolha.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]