A 9 de julho do ano passado, Sofia Alves e Ivo Tavares despediram-se da família e dos amigos, pegaram na cadela Duna e apanharam um avião em direção a Toronto, Canadá. Ela trabalhava na área de marketing, ele era fotojornalista na Global Imagens, mas ambos decidiram fazer uma paragem nas suas profissões para ir descobrir o mundo de uma maneira especial. Como? Fotografando casamentos de borla, para mostrar que o amor é uma coisa linda e está em todas as partes do mundo.

Era suposto a viagem durar um ano, mas Sofia Alves e Ivo Tavares acabaram por regressar mais cedo do que estava previsto. "Chegámos de viagem no final de março porque do Vietname trouxemos um mega souvenir — um bebé na barriga", conta a jovem de 30 anos à MAGG. "Acabámos por continuar a viagem por mais alguns países, mas do Bali regressámos a Portugal."

Apesar de a viagem ter durado nove em vez de 12 meses, o casal veio com a bagagem cheia. Pelo menos de contactos. Desde o ano passado que andavam a magicar a possibilidade de criar uma loja online, e foi exatamente isso que aconteceu agora. A World You Need is Love já está em pleno funcionamento, quer afirmar-se como um local de comércio justo e sustentável.

Como é que é possível comprar uma T-shirt por 5€ quando a mesma foi produzida noutro país, com todos os custos fixos? Alguém não está a receber o ordenado justo".

Capas, bolas a tira-colo, clutches, colares, pulseiras. A loja de Ivo Tavares e Sofia Alves só vende produtos sustentáveis, feitos à mão por artesãos de destinos tão distintos como Tailândia, Nepal, Indonésia e, em breve, Timor e Gana.

"Estes contactos que arrecadámos, e os amigos que fizemos, estão a ajudar-nos e a assegurar que compramos de forma justa e sustentável". É com eles que vão renovando o Stock, que vai ter novidades em dezembro. "Ainda há muita coisa a chegar devido aos tempos de trânsito e de fabricação."

Mudar o mundo uma compra de cada vez

A loja online quer dar uma oportunidade aos artistas de todo o mundo, que aqui podem expor os seus produtos e garantir continuidade a pequenos negócios. "Na World You Need Is Love vai saber quem cose a roupa que vai adquirir ou quem cria os acessórios que está a adquirir. Cada compra tem uma componente solidária, revertendo para uma instituição que promete fazer a diferença na localidade onde se insere."

Todos os produtos são únicos. E justos: "Como é que é possível comprar uma T-shirt por 5€ quando a mesma foi produzida noutro país, com todos os custos fixos? Alguém não está a receber o ordenado justo, e é isso que queremos mudar. No fundo, queremos mudar o mundo uma compra de cada vez."

Então e Sofia Alves e Ivo Tavares, vão continuar a viajar? "Agora com um novo elemento a chegar a nossa família, vamos ter que acalmar um bocadinho e fazer viagens mais curtas. Mas tencionamos voltar a repetir a aventura daqui a sete anos, desta vez de carrinha pela América do Sul."

Recorde as melhores fotografias da viagem de Sofia Alves e Ivo Tavares.