Há mais de 11 anos a ler horóscopos, incluindo de famosos no clube britânico Soho House Group (não sabemos quem anda por lá, apenas que reúne artistas, cineastas, jornalistas e empreendedores), Carolyne Faulkner sabe do que fala quando começa a falar de signos. Tanto que até criou um sistema chamado Astrologia Dinâmica, que nos ensina a usar as estrelas como roteiro de coaching de vida.

Para quem não tem a oportunidade de fazer uma consulta com Carolyne Faulkner (que, já agora, cobra mais de 200€ à hora), a astróloga britânica lançou “Os Signos. Guia para a Astrologia dos Nossos Dias“. Nas livrarias portuguesas desde 19 de junho, a obra é uma espécie de livro de auto-ajuda com base no horóscopo. Depois de lhe mostrarmos o lado bom e o lado mau de cada signo, saltamos para as relações.

Carolyne Faulkner não acredita em signos incompatíveis, mas afirma que, de facto, cada um deles tem características muito próprias — com as devidas exceções, claro, não é possível dividir a humanidade em 12 signos estelares, conforme afirma a britânica. Ainda assim, se tem um relacionamento com Touro prepare-se para um relacionamento para a vida (eles só vão desistir no limite da relação), prepare-se para a forte pulsão sexual do Carneiro ou para o apetite sexual voraz de Leão e tenha cuidado com a propensão do Sagitário para o flirt.

Carneiro

Se está numa relação com um nativo de Carneiro

O Carneiro apaixonado em modo favorável é simplesmente fabuloso. Faz o parceiro sentir-se especial, coloca as suas necessidades acima de tudo e afasta qualquer competição com deleite. O Carneiro é excitante e espontâneo, sempre pronto a partir para explorar a selva ou mergulhar nos oceanos. É generoso e gosta de encher o parceiro com afeto e presentes que lhe agradam.

'Os Signos', de Carolyne Faulkner, foi lançado a 19 de junho pela chancela da editora Arena e custa 18,80€

Tipicamente o Carneiro tem uma forte pulsão sexual e é muito dado ao relacionamento físico. São amantes fantásticos e aventurosos e, quando os parceiros correspondem em energia, leais e fiéis. No entanto, pode ser bom para si abrandar também neste domínio. Procure introduzir paciência e sensualidade se for do tipo acelerado e apaixonado.

Tem de certificar-se que consegue acompanhá-lo a todos os níveis. Eles adoram sentir-se com o caçador que conquista um grande troféu, por isso não seja demasiado fácil ou podem desinteressar-se. Quando se interessam por alguém, agarram-se a essa pessoa e lutam pela relação; se a pessoa se mostrar superficial, não se dão a esse incómodo ou aborrecem-se rapidamente e fecham-se, podendo até ser infiéis. Pode contrariar isso mantendo uma boa comunicação, planeando atividades que exijam muita energia para realizarem em conjunto e concentrando-se em conservar viva a paixão entre ambos.

Touro

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se está num relacionamento com um nativo de Touro

O Touro favorável é um parceiro fiável, leal, generoso e dedicado que permanece junto do seu amor para o bem e para o mal. Valoriza as necessidades da sua cara-metade acima das suas e é, de todos os signos, o que dá mais apoio. Contribui com todos os ingredientes necessários para constituir uma união duradoura, baseada no respeito e na confiança. Os nativos do Touro são amantes fantásticos, muito táteis, e apreciam sensualidade. Atenciosos, sensuais e meigos, desfrutam do prazer, o seu e o do amante.

Vocês, taurinos, preferem resolver os problemas no relacionamento do que admitir a derrota. O Touro favorável é, em geral, o último homem ou mulher a desistir, tal é a sua determinação em resolver o problema e seguir em frente. O taurino aprecia a tradição e os valores morais. Ligações passageiras não o motivam.

Se está num relacionamento com um nativo de Touro, tem de lhe dar muito afeto. Eles precisam de contacto físico e sensualidade por parte do parceiro, sobretudo se tiverem Vénus ou Marte em Touro. Se se tornar intratável, use o seu humor e a razão para o libertar desse hábito. A pior coisa que pode fazer é pressioná-lo, o que provavelmente só o levará a fazer finca-pé. Em vez disso, deve lançar as sementes e depois deixá-lo em paz para que tudo evolua ao seu próprio ritmo. Por falar em ritmo, as pessoas de Touro precisam de tempo para se habituarem à mudança, por isso é melhor que todos respeitem esta realidade.

Por fim, na dúvida, alimente-o. Eles precisam de boa comida e de serem alimentados. Se o conseguir, será recompensado com uma fidelidade que resiste ao tempo.

Gémeos

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se está numa relação com um nativo de Gémeos

Os Gémeos no seu melhor são os amigos e amantes mais interessantes e excitantes. Sentem um fascínio genuíno pelos parceiros e estão extremamente motivados para encontrar a maneira mais eficiente de comunicar com eles. É também um enorme prazer estar próximo deles, pois transmitem uma energia fabulosa e divertida à relação. Uma das maiores forças dos geminianos consiste em não se levarem demasiado a sério, e até mesmo os que admitem ser um pouco superficiais são tão espirituosos e engraçados que é fácil perdoá-los.

Os geminanos desfavoráveis manifestam o seu lado frívolo das mais diversas maneiras. Em geral estão mais interessados em como um possível parceiro se apresenta perante o mundo exterior, ou no que pode fazer para os ajudar a progredir, do que em qualquer tipo de união profunda ou séria. Não conseguem concentrar-se noutra pessoa, além deles, durante o tempo suficiente para a conhecerem. Depois chegam à conclusão de que se sentem entediados e mudam para outra relação insatisfatória e efémera.

Se está numa relação com um nativo de Gémeos, se tudo correr bem, ele fá-lo-á sentir-se a pessoa mais importante do mundo, o que pode tornar-se viciante. Contudo, mantê-los interessados pode ser uma tarefa árdua, a menos que tenha tantas camadas quanto uma cebola. Eles apreciam a ligeireza e não gostam de intensidade: se tem tendência para levar a vida demasiado a sério, seria sensato dar uns pulos de alegria e animar-se (desde que lhe saiba bem e não implique perder a integridade).

Caranguejo

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se tem uma relação com alguém de Caranguejo

O Caranguejo é extraordinário a garantir que os seus entes queridos se sentem seguros, confortáveis e adorados. Em geral, as pessoas de Caranguejo são parceiros maravilhosos e excelentes pais. São tão intuitivos que sabem aquilo de que alguém necessita antes do próprio, o que é uma característica muito atraente. Como amantes, costumam ser sensuais (como o Touro) e meigos (como Peixes), generosos e desejosos de agradar. O Caranguejo apaixonado permanecerá fiel e não abandonará a relação enquanto for correspondido com amabilidade.

Quando em modo desfavorável, protegem-se de tal maneira que não concedem a uma relação o espaço de que necessita para florescer. Apavora-vos a rejeição, o que é verdade para a maioria dos seres humanos num ou noutro momento, mas para Caranguejo é um verdadeiro problema que os impede de experimentarem ligações, correm o risco de se fecharem emocionalmente ou abandonarem prematuramente a relação antes de se proporcionarem, e ao vosso companheiro, a oportunidade de tentar que as coisas resultem.

Se tem uma relação com alguém de Caranguejo, se conseguir ver para lá das suas oscilações de humor, calhou-lhe o melhor tipo de compromisso. Esforce-se por lhe fazer saber como os seus estados de espírito correm a magia da vossa união e trabalhem juntos para encontrar maneiras de os ultrapassar ou reduzir o impacto dos mesmos. Não esqueça que eles não reagem bem ao serem pressionados e tente ser compreensivo com a necessidade do seu parceiro de ter períodos regulares de afastamento. Encoraje-o a dar um passeio ou a ouvir música — o que for preciso para que afaste as preocupações e refreie o mau humor. Estimule a bondade do seu companheiro e esteja à altura da sua paixão sempre que possível.

Leão

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se está numa relação com alguém de Leão

Se a situação estiver a correr bem, é provável que já saiba como viver com eles pode ser maravilhoso. Oferecem tal abundância de tudo que se tornam um vício, como uma droga. O leonino apaixonado precisa que lhe garantam a lealdade e dediquem o coração, e na vertente favorável eles darão, darão e darão algo mais em troca, fazendo-o sentir-se tão amado e apreciado que o amor de qualquer outra pessoa parecerá escasso.

Posto isto, deve ter consciência de que eles podem ser exigentes e cansativos para os parceiros mais relaxados, por isso certifique-se de que dispõe de energia para enfrentar um leonino na área do amor. Tem de lhes dar muita atenção, afeto, amor e riso em abundância. Eles precisam de amor como de alimento e, se não o fornecer, tornam-se caprichosos e dramáticos.

Livro. O lado bom e o lado mau de cada signo (segundo a astróloga dos famosos)
Livro. O lado bom e o lado mau de cada signo (segundo a astróloga dos famosos)
Ver artigo

Muitos têm um apetite sexual voraz, ao qual é melhor corresponder se quiser manter a relação, e gostam das coisas mais sofisticadas da vida: quando lhes comprar presentes procure o mais caro que puder pagar ou algo que tenha sido feito especifica- mente para eles e oferecido do fundo do coração.

Se não conseguir estar à altura dos seus ideais, não lhes der atenção e afetos suficientes ou for injusto com eles, transformarão a sua vida num inferno antes de o trocar por alguém melhor. Em modo desfavorável, os seus egos podem provocar dramas e caos incalculáveis, o que pode ser tão esgotante que terá simplesmente de fazer o desmame da droga e afastar-se. Porém, se estiverem a atuar com a energia favorável de Leão e se sentirem apreciados e felizes, terá a melhor das uniões que alguma pessoa poderia proporcionar.

Virgem

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se está numa relação com alguém de Virgem

Os nativos de Virgem irradiam uma pureza e uma certa inocência que os torna de imediato atraentes, e são amantes e companheiros fiéis e dedicados. Conheço um homem de Virgem que deixou de falar com um amigo casado porque ele traía a mulher. Isto é típico de Virgem: não apreciam a traição, as mentiras ou a desonestidade. O mais engraçado é que este indivíduo nem sequer gostava da mulher do amigo mas, no que lhe dizia respeito, se conseguia mentir e enganar a companheira de vida não era quem ele julgara ser. Os virginianos podem ser puritanos mas, em geral, são seres humanos muito decentes.

O problema é que têm expetativas tão elevadas que muitas vezes é difícil alguém estar à altura delas. São os perfeccionistas do Zodíaco e devem ter cuidado para não serem demasiado críticos ou arriscam-se ficar sozinhos. A questão é que vocês veem o potencial de alguém, por isso custa-vos aceitar quem eles são nesse momento. Tentam melhorá-los para os tornar incomparáveis, mas é irrealista. Os que manifestam o lado desfavorável de Virgem colocam os amantes num pedestal e depois passam meses ou anos a decompô-los numa tentativa de os aperfeiçoar. Isto pode ser extremamente destrutivo da felicidade de todos. A outra pessoa começa a deslindar a relação e normalmente tem de a abandonar para restabelecer a autoconfiança. Os virginianos devem aceitar desde o início a realidade do seu parceiro e aprender como gostar das imperfeições que nos tornam únicos.

Balança

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se está numa relação com alguém de Balança

"São precisos dois para que a vida corra bem" é essencialmente um lema de Balança. O amor e os relacionamentos são tudo para vocês: vivem literalmente apaixonados pela ideia de amor. Pelo lado positivo, o indivíduo de Balança é romântico, sedutor e sensual. Em modo favorável, dedica-se por completo ao companheiro e fará tudo o que puder para lhe satisfazer as necessidades. São também muito leais. Os homens e as mulheres de Balança têm alguns dos casamentos mais duradouros e bem-sucedidos de que tenho conhecimento: não gostam de desistir, seja qual for a razão.

Em modo desfavorável, são materialistas, superficiais e tão frívolos que até os espelhos se cansam de vos refletir. Atraem também pessoas unidimensionais e situações triviais, e recorrerão a tudo menos à vossa autêntica maneira de ser para seduzir: diamantes, vestuário de estilista, carros e casas de luxo. Vocês procuram arduamente a beleza, só a beleza, e não se pouparão a nada nessa demanda, incluindo a cirurgia cosmética invasiva. Têm também a expectativa de que os vossos companheiros exibam uma boa aparência e na verdade nem importam se eles forem fúteis.

Se está numa relação com alguém de Balança, tem de conhecer bem a arte da sedução. Eles são extremamente sedutores e esperam ser tratados da mesma maneira. Os librianos querem ser cortejados. Se necessitarem de presentes caros estão a agir com o lado desfavorável e deve afastar-se o mais rapidamente que puder. Em favorável, apreciarão a atenção, o afeto e pequenos gestos de amabilidade. Adoram o romance sensual, velas, comida caseira e boa música. Quando vir o seu companheiro libriano a apreciar estas coisas pode ter a certeza de que está a dar uso à energia favorável do signo.

Escorpião

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se está numa relação com alguém de Escorpião

Deve ter em conta que depressa se tornará muito absorvente. Mais uma vez, é a intensidade de Escorpião: não há meias medidas. Portanto, se estiver à procura de alguém superficial e jovial, é melhor não começar por se deixar apanhar por um escorpiano. Ou acabará por o abandonar, desencadeando com isso uma fúria vingativa, ou cairá nas malhas do seu encanto poderoso. O que pode ser fabuloso, mas apenas se for algo que vá ao encontro das suas pretensões. Caso contrário, pode sentir-se alvo de um amor até à morte. Conheço um casal que se juntou durante a adolescência. Ele tem Marte em Escorpião e ela Vénus em Escorpião: é, de facto, uma união inacreditável. Ambos costumam dizer que souberam que eram almas gémeas assim que se conheceram.

Por falar nisso, convém interrogar-se logo no início, quando ainda dispuser de clarividência, se lhe agrada evoluir para as profundezas da experiência com o seu companheiro escorpiano. Eles exigem um enorme empenho, paixão e energia. Se lhe parecer bem, está pronto para uma viagem alucinante e a sua vida nunca mais será monótona.

Contudo, o escorpiano desfavorável é um interlocutor tremendo. Ele ficará obcecado com qualquer insinuação de insulto ou delito que pressinta e, se o deixar ficar mal ou o trair (ou, sejamos honestos, se apenas suspeitar que o traiu), o melhor é pôr-se rápida e discretamente à distância porque nunca deixará que o assunto seja esquecido e (declarada ou subconscientemente) procurará, sem dúvida, a vingança. Num grau extremo, tornam-se os perseguidores que esquadrinham a internet à procura de maneiras de destruir alguém que não podem possuir. Seja prudente.

Porém, nem tudo é assustador. O escorpiano favorável propicia uma união intensa e, em geral, é o mais dedicado dos companheiros, pelo menos enquanto a vida em conjunto se transformar continuamente e a vossa vida sexual for sensual e dinâmica.

Sagitário

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se está numa relação com alguém de Sagitário

Sorte a sua. Espero que já saiba tudo a respeito da sua energia inspiradora e fortalecedora, bem como da sua paixão pelo amor romântico, e não tenha ouvido demasiados sermões ao estilo sagitariano desfavorável. Quando o sagitariano canaliza a energia favorável é divertido, espirituoso, sensato e o mais honesto que se possa conceber.

Entrevista a Ruth Manus. "Ai, quem não foi traída, não é? Vamos falar a verdade?"
Entrevista a Ruth Manus. "Ai, quem não foi traída, não é? Vamos falar a verdade?"
Ver artigo

No entanto, duas palavras de advertência: o sagitariano é independente, o perfeito oposto de carente, e exige o mesmo do companheiro. Não é que eles não se prestem a apoio — muito pelo contrário —, mas não aceitam a dependência mútua. Nenhuma das mulheres de Sagitário que conheço, por exemplo, deseja de modo algum tornar-se uma figura maternal para o companheiro (pura e simplesmente, não é o seu género: alguém de Caranguejo provavelmente não se importaria). Na mesma linha, o sagitariano não gosta de companheiros possessivos ou ciumentos e não manterá a relação por muito tempo se for obrigado a lidar regularmente com isso. Precisam de uniões que lhes proporcionem bastante liberdade. Ah, e podem ser dados ao flirt, o que muitas vezes é perturbador para os companheiros inseguros.

Já que estamos a falar disto, não esqueça que eles têm tendência para se aborrecer depressa se o parceiro se atrever a mais do que ser excitante e terão dificuldade em rejeitar outras ofertas: na pior das hipóteses, são infiéis. Em geral não sabem como criar raízes e, em vez de ficarem nos períodos mais difíceis, desaparecem mais depressa do que é possível chamar um transporte da Uber.

No entanto, desde que os acompanhem nas aventuras e lhes seja dado, em simultâneo, bastante apoio e liberdade, são fiéis e dedicados. São inspiradores para os outros mas também precisam de ser inspirados pelos companheiros e contemplados com uma esfera de ação bastante ampla para evoluírem e aprenderem no seio da relação. Mantenha-os interessados e continuarão empenhados em permanecer consigo.

Capricórnio

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se está numa relação com alguém de Capricórnio

As pessoas de Capricórnio levam os relacionamentos muito a sério e com sinceridade. São de todo confiáveis, dedicados e empenhados e, regra geral, não lhes passa pela cabeça serem infiéis. Conseguem ser tão sisudos noutras áreas da vida que muitas vezes libertam o lado travesso na cama, o que pode correr bem ou não consoante as reações dos parceiros. Alguns gostam de conservar secreta esta faceta e, em lugar de darem aos companheiros a oportunidade de a desfrutarem, procuram noutros lugares. Isto tende a suscitar grandes problemas, porque o grave capricorniano não consegue lidar com o "fracasso" ou a "vergonha" de ser infiel, por isso consome-se em culpa e magoa as pessoas, incluindo a si mesmo.

Se se casar, costuma levar os votos a sério e encara o divórcio como um fracasso. Digo aos meus clientes de Capricórnio que a vida não se resume a êxito ou fracasso, e que algumas relações têm sucesso até que, talvez como um contrato temporário de serviços, cumprem o seu destino e terminam. É apenas isso. (Se lhe parece demasiado frio, talvez não tenha muito Capricórnio no seu mapa.) A vida é como uma longa viagem e algumas pessoas, presentes desde o início, continuam, enquanto outras partem.

As pessoas de Capricórnio procuram muitas vezes conquistar o estatuto através de casamentos e parcerias vantajosas. Os homens capricornianos, em particular, tendem a ser tradicionais e inflexíveis nas suas preferências: são do tipo que procura uma mulher-troféu.

Aquário

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se está numa relação com alguém de Aquário

Saiba que quando lhes proporciona liberdade e confiança será normalmente recompensado com lealdade total e respeito, nunca sendo maltratado ou vítima de intrigas da parte dele. São em geral pessoas muito reservadas que conservam os seus problemas para si até estarem resolvidos. Isto dificulta uma relação de intimidade e confiança profundas. Estão habituados a estar sozinhos, o que pode ser duro para si, porque são independentes. Pode parecer que lhe fecham as portas de alguns aspetos das suas vidas íntimas.

Se você se tornar ciumento ou possessivo, é normal que eles procurem o caminho de fuga mais acessível e desapareçam abruptamente. No entanto, a maioria não é materialista, por isso o mais provável é que o deixem ficar com a casa e o recheio na sua demanda por liberdade, mesmo que tenham sido traídos. Se lhes deixar a porta aberta, permanecerão fiéis e darão os melhores dos companheiros; muitos continuam a ser amigos dos ex-amantes, até mesmo depois de traições, pois são pessoas indulgentes. No entanto, é melhor dar-se bem com os seus amigos: eles, como os nativos do signo oposto, Leão, são dedicados aos verdadeiros amigos. Se tentar controlá-los, pode perdê-los para sempre. É uma questão de princípio: livrar-se-ão de si como de um membro com gangrena.

Se é uma pessoa emotiva, em geral distanciam-se ao tentarem racionalizar as suas recaídas emocionais. Muitas vezes não conseguem lidar com isso e podem parecer frios e insensíveis. Na pior das situações, se pensarem que está a ser dependente recusar-se-ão teimosamente a confortá-lo, optando antes por castigar com o silêncio, sair ou extraviarem-se se tiverem de ficar.

Peixes

Livro. Como é ter uma relação amorosa com pessoas de cada um dos signos

Se está numa relação com alguém de Peixes

Tem de estar presente e fazer tudo o que puder para lhe assegurar a sua devoção e empenho em mitigar os seus receios. Eles precisam de muito espaço, mas o amor que lhe dão depois de algum tempo a sós faz com que valha a pena.

Se lida com uma pessoa influenciada por Peixes que está a esforçar-se por se abrir, não se zangue porque isso levá-la-á a fechar-se ainda mais. Opte por uma abordagem calma e explique-lhe que o seu comportamento o magoa e é prejudicial para ela a longo prazo. Mais uma vez, se começar por criar espaço e trabalhar para dissipar qualquer irritação, evitará projetar nela a sua dor e ajudá-la-á a reconhecer a que ponto o seu comportamento é nocivo para as duas partes. Pode nem sempre ter êxito mas o segredo consiste em tentar.

Não persiga alguém de Peixes: a partir do momento em que decidem sair, escapam-se através dos seus dedos para as profundezas mais brumosas, como um peixe escorregadio, ficando para sempre fora do seu alcance. Se conseguir lidar com um comportamento de quem não se compromete, então tudo estará bem, deixe-se levar com a corrente, mas se souber que precisa de um companheiro mais estável não se iluda a pensar que poderá modificá-los. Só eles têm o poder de o conseguir, e isso requer trabalho árduo, disciplina e empenho.