Horas de espera intermináveis e muita raiva acumulada – os voos atrasados são um flagelo, e se tiver de esperar dentro do avião, pior ainda. Se alguma vez desejou ser mosca para saber por que é que nunca mais levantava as rodas do chão, Dave Pascoe é o homem a quem tem de agradecer.

A LiveATC.net é uma plataforma de streaming de áudio, que também tem uma aplicação, e que transmite, ao vivo, conversas entre controladores de tráfego aéreo de 1200 aeroportos de algumas partes do mundo: Estados Unidos, alguns países da Europa (Portugal incluído), e Austrália.

10 acessórios essenciais para viagens longas de avião
10 acessórios essenciais para viagens longas de avião
Ver artigo

Mayday – é um pedido de socorro que significa que há um perigo iminente e que é necessária assistência imediata.

Pan Pan – menos urgente do que o “Mayday”, significa que há uma ameaça à segurança do avião ou dos passageiros.

Ditch – significa que o avião não vai aterrar, mas sim amarar, que é como quem diz, aterrar na água.

Squawks – são pedidos de socorro transmitidos em código, que significam que existe algum problema com o avião:

7700 – significa “Mayday”.

7600 – é o código que indica uma há falha na comunicação.

7500 – é o código utilizado no caso de sequestro do avião.

"O trabalho mais importante de um controlador de tráfego aéreo, em qualquer parte do mundo, é manter os aviões separados uns dos outros. O resto é acessório." , disse o criador da LiveATC.net ao Thrillist. Confessou ainda que as conversas nem sempre são fáceis de entender, e que pode demorar algum tempo até apanhar o jeito.

A aplicação encontra-se disponível para iOS (4,49€) e para Android (4,35€), e para além de transmitir as conversas ao vivo, mantém um registo das mais memoráveis: as mais engraçadas e as que não têm graça nenhuma (de situações de emergência).

Para começar a ouvir as conversas dos controladores de tráfego aéreo, só tem de descobrir o código do seu aeroporto, ou procurá-lo num mapa interativo. Se preferir, também pode ficar a controlar o tráfego aéreo através do seu computador, no site da LiveATC.net.