As melhores técnicas para lavar ténis brancos (sem os meter na máquina)

Água fria ou morna, usar ou não lixívia? As dúvidas são muitas, exceto no que diz respeito à ferramenta mais utilizada: escova de dentes.

Usar água morna é um dos truques recomendado pelas marcas de sapatilhas

Poluição, ruas sujas, pó, exposição ao sol. É contra isto tudo que as nossas sapatilhas têm de lutar de cada vez que as tiramos do armário. Se forem brancas, ui, está o caldo entornado, o desafio é mantê-las brancas para aí durante 10 minutos, com sorte.

Lavar sapatilhas na máquina é um debate épico que divide multidões. A revista GQ norte-americana promete milagres se as lavar na máquina, e propõe ainda que adicione um pouco de lixívia. Mas marcas como Nike ou Adidas que recusam por completo esta ideia e defendem-no mesmo nos seus sites. Também o site Who What to Wear é contra o uso da máquina e alerta para o perigo de as suas sapatilhas preferidas poderem acabar cheias de fios soltos e com a borracha a abrir fendas.

Por isso, os especialistas do site deixam algumas ideias sobre as melhores técnicas para lavar as sapatilhas. Sugerem, por exemplo, uma toalhita, um ou pano com vinagre, para limpar as nódoas isoladas. Para os sítios mais complicados e de difícil acesso, use uma escova de dentes. Ajuda se usar um pouco de água e sabão suave.

A própria Nike, no site oficial, dá também conselhos de como poderá lavar as suas sapatilhas preferidas: mergulhá-las em água morna (nestes casos a água morna ajuda mais do que a água fria) com um pouco de sabão ou detergente para roupa suave e usar uma esponja, escova de dentes ou pano para limpar as zonas mais afetadas. Passar novamente por água morna e deixar secar ao ar livre ou colocar papel absorvente dentro das mesmas para que sequem mais rápido e para que afastem a humidade.

No caso daquelas nódoas chatas de óleo o melhor conselho é usar champô, segundo o site Who What to Wear.  Mais uma vez, basta usar água quente, o champô propriamente dito e, novamente, uma escova de dentes ou um pano e passar por cima da nódoa gentilmente.

Ainda em modo dica, recentemente, uma utilizadora do Twitter publicou a receita que diz ser mágica para acabar com a sujidade das sapatilhas. Segundo a Glamour, que cita a utilizadora, basta enxaguar as sapatilhas, passá-las por uma mistura de bicarbonato de sódio e detergente (na proporção de 1: 1.5), esfregar e deixar atuar uns minutos. Depois passar por água novamente e deixar secar.

No final, é importante saber armazenar as sapatilhas. A Adidas recomenda colocá-las numa zona onde não haja muita exposição solar, uma vez que o sol pode fazer com que passem de brancas a amarelas.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]