Não é por acaso que Lisboa tem estado nas bocas do mundo e a prova disso está na multidão que enche as ruas da capital portuguesa. Este sábado, 30 de junho, a World Travel Awards, também conhecida como os Óscares do turismo, premiou Lisboa como a Melhor Cidade Destino da Europa de 2018. A capital ficou à frente de cidades como Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma e Veneza. A cerimónia de entrega do prémio aconteceu em Atenas, Grécia.

Vítor Costa, o diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa, disse em comunicado que “a conquista de Melhor Cidade Destino da Europa é histórica para Lisboa, pois já recebemos inúmeros prémios, mas este ainda não tinha sido conquistado. O facto de estarmos a estabelecer os níveis de qualidade a que outras cidades devem aspirar, deixa-nos muito orgulhosos do trabalho que tem sido feito ao longo do anos”.

Não é a primeira vez que a World Travel Awards premeia Portugal: a capital venceu também quatro vezes o título de Melhor Porto Europeu de Cruzeiros, incluindo este ano. Só em 2017, o número total de passageiros de cruzeiros em Lisboa foi de 521 mil.

A história do casal que deu a volta ao mundo de boleia em 16 meses (e que só gastou 8€ por dia)

No final de 2017, ganhou pela primeira vez o Melhor Destino Mundial para City Break, que teve como vencedores em anos passados as cidades de Paris (2013), Nova Iorque (2014) e Hong Kong (2015 e 2016). Quanto a Portugal, o País foi também eleito o Melhor Destino Turístico do Mundo em 2017.

Lisboa vai ainda ser a anfitriã da Grand Final Gala Ceremony, a gala mundial da World Travel Awards, uma cerimónia que irá decorrer no dia 1 de dezembro de 2018 no Pátio da Galé no Terreiro do Paço.

Os prémios WTA tiveram a sua primeira edição em 1993 e a votação é feita online — nesta participam tanto o público em geral como também profissionais de turismo e viagens de todo o mundo.