A imprensa local batizou-a com o título de "Ciclovia Mais Bonita Da Europa", e é bem provável que tenham razão. Construída sobre os penhascos que circundam o Lago de Garda, o maior lago de Itália, a nova rota para ciclistas está quase a ser inaugurada. A primeira parte do percurso tem 140 quilómetros e abre ao público a 14 de julho.

"Esta vai ser a ciclovia mais espetacular da Europa", disse à "Cycling Weekly" Chicco Risatti, presidente da câmara da cidade Limone Sul Garda, situada na região da Lombardia. Lombardia é precisamente uma das três regiões que vão fazer parte deste percurso, sendo as outras Trento e Veneto.

Há muito tempo que o norte de Itália é uma atração para os turistas que não largam as suas bicicletas. Além dos muitos percursos definidos, até há um hotel para ciclistas, o Garda Bike Hotel — que leva o assunto tão a sério que tem programas chamados Bici Love.

Agora vão ter mais um programa para promover. Projetado para que os ciclistas sintam que estão a voar ou a flutuar sobre o lago, o trajeto vai englobar vários níveis de dificuldade — que, em algumas zonas, podem ser evitadas com opções alternativas de transporte como o barco.

Os 13 baloiços mais bonitos e instagramáveis do mundo (e dois são portugueses)
Os 13 baloiços mais bonitos e instagramáveis do mundo (e dois são portugueses)
Ver artigo

A primeira parte do percurso tem 4,8 quilómetros e parte perto de Limone Sul Garda. Quando o projeto estiver totalmente concluído, o que está previsto acontecer em 2021, vai ter um formato circular e tentará ligar algumas das aldeias mais remotas em torno do lago — tornando-as mais acessíveis e abrindo-as ao turismo.

A nova ciclovia vai resultar num investimento máximo de 102 milhões de euros.