Inês Simões é daquelas que não consegue estar muito tempo parada. "Gosto de sair com amigos, conversar, passear. Se abre um restaurante novo eu quero ir provar, se um museu inaugura uma nova exposição lá estou eu", conta à MAGG. É normal que nem todos consigam acompanhar este andamento, e que a jovem de 30 anos se veja obrigada a fazer alguns destes programas sozinha. "Não é que me incomode, mas é sempre melhor quando partilhas a experiência".

Se já em Lisboa sentia muitas vezes que lhe faltava companhia, quando se mudou para Londres para um estágio de verão sentiu que aí sim, tinha que fazer alguma coisa se queria manter os seus tempos livres ocupados. "Mandei mensagem a todas as pessoas que conhecia na cidade, instalei tudo o que era aplicações e inscrevi-me em grupos de Facebook", conta. Funcionou, mas não em todas as ocasiões. "Houve uma vez que Portugal ia jogar e eu não queria ver o jogo sozinha, por isso inscrevi-me num grupo com sete pessoas já confirmadas, para passarmos aquela hora e meia juntos num café. Quando cheguei estava só um um homem, com o dobro da minha idade e que acabou a fazer-se a mim".

Amélia. A namorada da cafetaria Nicolau também tem brunch todos os dias em Lisboa
Amélia. A namorada da cafetaria Nicolau também tem brunch todos os dias em Lisboa
Ver artigo

Esse episódio serviu de gatilho para avançar com uma ideia que já vinha a ganhar forma há algum tempo. "Tem de haver uma forma de nos conseguirmos reunir com pessoas com os mesmos gostos e que tenham prazer em fazer coisas em grupo". E foi assim que nasceu a 2Gther, um site (e futura aplicação) que permite que cada pessoa se inscreva para atividades a serem feitas em conjunto, seja uma corrida, uma aula de ioga ou a ida ao novo brunch da cidade.

Escolher um evento

Com apenas um mês de experiência, Inês Simões já percebeu que tem que fechar o foco para os eventos em torno de uma vida saudável. "A verdade é que esse tipo de pessoas ainda são uma minoria que, além de ter dificuldade em encontrar quem os acompanhe, têm gosto em juntar-se com pessoas que partilhem os mesmos ideais", explica, admitindo que para essa decisão pesou também o facto de se ter tornado vegetariana recentemente e já se ter cansado do revirar de olhos dos amigos que agora acham sempre que nunca vão conseguir comer fora todos juntos. "Não quero estar a forçar ninguém e, sinceramente, gosto de partilhar esses momentos com quem tem as mesmas preocupações que eu".

Mindfulness. A (complicadíssima) arte de viver no aqui e no agora
Mindfulness. A (complicadíssima) arte de viver no aqui e no agora
Ver artigo

Talvez por isso, um dos próximos eventos seja um sunset que mistura a transmissão de um jogo de Portugal, com música e petiscos saudáveis no quiosque Verde Lima. Mas também há workshops de smoothie bowls, aulas de ioga, corridas ao fim da tarde, manhãs de surf na praia do Guincho ou um brunch no Frutaria, na baixa de Lisboa.

Para fazer uma inscrição basta fazer uma subscrição no site ou aceder à página de Instagram e escolher uma atividade, com a garantia de que o facto de ter companhia não vai tornar a experiência mais cara. "Se o cliente tivesse que pagar mais por um brunch do que o preço estipulado pelo restaurante, este serviço deixaria de ter sentido", defende. E depois da sua experiência de quase dating forçado, impôs uma regra: nenhum evento acontece apenas com duas pessoas inscritas. "O mínimo são três e o máximo oito. Menos do que isso pode resvalar para um conceito ao qual não me quero associar e mais do que oito torna a experiência impessoal e o que eu quero é criar uma ligação entre as pessoas".

Escusado será dizer que o curso em Engenharia Civil — o mesmo que a levou a ir viver para Londres e que acabou por desencadear todo este processo — já ficou para trás e Inês Simões foca-se agora em criar cada vez mais eventos e levar a 2Gther a outras zonas do País (Porto e Algarve serão as próximas).