A 30 de junho e 1 de julho, 65 locais emblemáticos do Porto vão estar de portas abertas para quem os quiser visitar. A iniciativa decorre a propósito da quarta edição do Open House Porto, um evento que celebra o património arquitetónico desta cidade, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia e que dará a conhecer ao público edifícios “novos ou antigos, prostrados no tempo, recuperados ou reconstruídos”, como dizem, em comunicado de imprensa, os comissários do evento e arquitetos Inês Moreira e João Rapagão.

Com 25 mil visitas realizadas em 2017, a próximo edição — com mais cinco edifícios face à edição anterior, com 70% espaços inéditos e com apenas 30% a repetirem-se — é dedicada às arquiteturas de utilização industrial, bem como àquelas em que se sustentam as suas atividades. Organizada pela Casa da Arquitetura — Centro Português de Arquitectura, será possível visitar, entre as três cidades, nove fábricas e oficinas em funcionamento, 17 indústrias reconvertidas, sete instituições complementares à indústria e ao comércio, 13 indústrias, quatro tipografias, 12 infraestruturas civis e militares, 16 locais de grande interesse e três instalações das respetivas câmaras municipais.

Os 65 espaços, onde serão entregues guias e um mapa do Open House, terão diferentes horários de abertura, sendo que é possível visitá-los de três formas: livre, acompanhada por voluntários ou comentada por especialistas. Na maioria dos edifícios não será necessário fazer reserva, uma vez que as visitas acontecem por ordem de chegada. Noutros, no entanto, será necessário fazer pré-marcação.

Além das visitas, há ainda o programa Caleidoscópio, que reunirá várias atividades gratuitas para miúdos e adultos, produzidas pela Casa da Arquitetura no decorrer da iniciativa. Entre elas está a performance de dança interpretada pela Companhia Instável, Percursos pela Arquitetura, ou, para famílias e Crianças, a Cara das Casas, uma oficina em que se desafia os participantes a pensar na personalidade e sentimentos dos espaços interiores dos espaços, criando-se casas com caras em forma de máscara.

O Open House é um evento internacional que, pela primeira vez, e em Portugal, se realiza em três cidades em simultâneo. A festa de abertura realiza-se a 29 de junho, entre as 21 horas e as 23 horas na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, inaugurada em novembro de 2017.

E porque 65 é um número grande, a MAGG pediu à organização e aos comissários do Open House que sugerissem os melhores sítios para visitar. Adiantamos-lhe 5.

Casa de Serralves (Porto)

Vai poder conhecer o elevador, o cofre, a cozinha e os espaços das infraestruturas técnicas da casa. A Casa de Serralves, um dos sítios mais bonitos do Porto, com um extenso jardim, foi herdada pelo Conde Alberto Cabral, que chamou grandes autores para a concepção e decoração do espaço. É um exemplo de art déco nacional, estando ao mesmo tempo equipado com infra-estruturas elétricas mais recentes. A casa tem três pisos: um abaixo do solo, mas com luz natural, onde estão a cozinha, despensa e áreas de serviço. No piso térreo há as salas de estar e de jantar e no superior os quartos.

As visitas livres realizam-se das 10 às 19 horas, sábado e domingo. Conheça os horários das visitas acompanhadas e comentadas.

Torre Jornal de Notícias (Porto)

Open House Porto. Estas são as 5 casas que não pode perder

É a sede do Jornal de Notícias, constituída por uma torre de escritórios, “assente sobre um pódio destinado às rotativas do jornal”. As visitas a este edifício são sempre acompanhadas ou comentadas, entre as 13 horas e as 17 horas. Conheça os horários.

Pestana Palácio do Freixo (Porto)

Open House Porto. Estas são as 5 casas que não pode perder

Tem uma torre nos quatro cantos. uma planta quadrangular, com um jardim no centro. O Pestana Palácio do Freixo no Porto é um símbolo do estilo Barroco, que nasce no tempo em que o ouro chegava a Portugal, vindo do Brasil, no reinado de D. João V. Depois de ter pertencido a Jerónimo de Távora de Noronha, de ter sido a sede da Companhia de Moagens Harmonia e de, já depois de cedido pelo Estado à Camara Municipal do Porto, ter sido sede da Área Metropolitana do Porto e do Museu da Ciência e Indústria, foi cedido ao Grupo Pestana onde se instala uma Pousada de Portugal, em 2009.

Pode ser visitado domingo no regime de visita acompanhada ou comentada (por ambos os comissários do Open House Porto). Veja os horários.

Quatro Casas (Matosinhos)

Open House Porto. Estas são as 5 casas que não pode perder

Do arquiteto Álvaro Siza, as Quatro Casas encerram-se para a rua mas abrem-se no seu interior, onde há jardins e logradouros. Tem várias inspirações, destacando-se, por exemplo, a construção vernacular japonesa refletida nos muros de pedra e pormenores de madeira, ou a construção popular portuguesa, nas coberturas, carpintarias e escadas. Nota-se ainda a influência de Gaudi nos portões ou chaminé. As visitas têm de ser acompanhadas ou comentadas (pelo arquiteto João Paulo Rapagão, comissário da iniciativa). Conheça os horários.

Caves Cockburn’s (Vila Nova de Gaia)

Open House Porto. Estas são as 5 casas que não pode perder

Foi depois da Guerra Peninsular que um soldado escocês se instalou em Portugal e criou uma marca de vinho do Porto, representada por um galo e uma coroa. Corria o ano de 1815. É assim que nasce a Cockburn’s, que hoje pertence à família Symington e que deu continuidade ao trabalho do fundador naquela que é considerada a maior cave de vinho do Porto, com a maior colecção de barris de carvalho.

As caves Cockburn’s podem ser visitadas em regime acompanhado ou comentado, sábado e domingo. Conheça os horários.