É um ícone da moda e da representação em Portugal e agora partilha com o público dicas de várias áreas, com o objetivo principal de inspirar as mulheres a se cuidarem.

"Life Style" foi o nome escolhido para esta aventura que Maria João Bastos nunca pensou viver. "A Leya lançou-me o desafio e eu não estava nada à espera. Não era algo que eu pensasse alguma vez fazer. Mas também gosto de sair da minha zona de conforto, por isso aceitei logo", explica.

A moda sempre fez parte da vida de Maria João Bastos, que desde pequena acompanhava a mãe na busca das melhores coleções para a sua loja de roupa, a quem dedicou este livro: "À minha mãe, por ser a minha maior inspiração."

Um livro sobre moda, beleza, alimentação e bem-estar, onde se cruzam três linhas principais: o tema que está a ser abordado, o cinema e uma história pessoal da atriz relacionada com o assunt'.

A moda e o cinema

O cinema é, sem dúvida, a presença mais forte neste livro. Talvez a moda e o cinema não tenham a ligação mais óbvia, mas segundo Maria João Bastos, são áreas que constantemente se cruzam. "Sempre quis que o cinema estivesse envolvido neste livro, porque é a minha paixão. E aqui, onde falo muito sobre os básicos, que são peças intemporais, consigo provar através do cinema que estas peças não passam de moda. Por exemplo, a camisa branca está no filme 'O Gigante', com Elizabeth Taylor, como está nos dias de hoje, e como estará daqui a 20 anos."

Ao longo do livro, Maria João Bastos dá outros exemplos de peças básicas intemporais, todas relacionadas com filmes, como a gabardine usada por Meryl Streep, em "Kramer contra Kramer" de 1979, ou a camisola de cachemira usada por Greta Garbo em "Ana Christie", em 1930.

Low block heels é a nova tendência e temos 11 sugestões imperdíveis
Low block heels é a nova tendência e temos 11 sugestões imperdíveis
Ver artigo

Inspirações

Além destas referências, em "Life Style" também se encontram várias imagens e frases que influenciaram Maria João Bastos de alguma forma. A frase "Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância", de Simone de Beauvoir, é uma das preferidas da atriz, que acredita que a liberdade é a base de tudo na vida, incluindo na moda.

Eu inspiro-me em muitas pessoas, mas não pretendo imitar ninguém. Tenho o meu estilo, aquele com que me sinto confortável."

Liberdade na escolha daquilo que se veste, por exemplo. Escolha essa que Maria João Bastos acredita que deva ser feita sempre sem esquecer o conforto, "para mim a elegância tem tudo a ver com o conforto. O conforto relativamente à qualidade das peças, mas não só. O conforto da pessoa a usar determinada peça. Tem que ser uma peça com que a pessoa se identifique, dentro do seu estilo. Não vale a pena tentarmos ser quem não somos. Eu inspiro-me em muitas pessoas, mas não pretendo imitar ninguém. Tenho o meu estilo, aquele com que me sinto confortável. E isso transmite-se para os outros. Se estivermos com um estilo que não é o nosso, não nos vamos sentir confortáveis, logo, não vamos transmitir elegânica."

Criar um moodboard com inspirações é, aliás, uma das dicas da atriz no livro, que considera que é uma grande ajuda para definir e manter o estilo.

O livro já se encontra disponível em várias livrarias e tem um P.V.P. de 16,50€

Maquilhagem

Este é um dos capítulos mais especiais para Maria João Bastos, que acaba de lançar uma linha com o seu nome. "O impacto que a maquilhagem pode ter na mulher é fortíssimo. Nem que seja apenas aquela maquilhagem a que eu chamo de cara lavada. Porque o importante não é a quantidade de maquilhagem, mas sim o gesto de nos maquilharmos. É um ato de amor próprio, que nos faz automaticamente ter mais confiança. Confiança essa que passa para tudo, desde o trabalho às relações."

No livro, a atriz dá algumas dicas, mas acima de tudo aconselha a que as mulheres se divirtam com a maquilhagem.

No final do livro, os leitores podem ficar a saber 18 coisas que não sabiam sobre Maria João Bastos. A MAGG pediu-lhe que partilhasse duas coisas que ninguém sabe sobre ela e que não estão no livro. "Adoro conduzir, conduzo todos os dias e não gosto de conduzir devagar, e sento-me no colo da minha mãe exatamente como quando tinha oito anos."

Maquilhagem por etnia. O que usar e como aplicar
Maquilhagem por etnia. O que usar e como aplicar
Ver artigo

Pedimos ainda que partilhasse algumas dicas de moda e beleza que facilitam a vida de todas as mulheres:

5 truques para uma ida às compras eficaz

  • Conhecer bem o conteúdo do armário e saber-se o que se precisa;
  • Pensar em pelo menos 3 coordenados que se possam fazer com a peça nova e com as que já estão no armário;
  • Não comprar peças muito marcantes apenas porque são tendência. Manter-se fiel ao estilo;
  • Comprar roupa nas cores que mais usamos e que sabemos que ficam bem com tudo;
  • Não comprar com pressa e experimentar. Quando não se tem a certeza, não se leva. Se se ficar a pensar muito na peça, volta-se e compra-se, se não se pensar muito nela, é porque não vale a pena comprar.

5 truques de beleza

  • No final do banho, passar o corpo, rosto e cabelo por água bem fria;
  • Usar protetor solar todos os dias do ano, especialmente no verão;
  • Refrescar e hidratar a pele com água termal várias vezes ao dia;
  • Beber água com limão ao acordar;
  • Dormir 8h por dia.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.