Mesmo as mulheres mais simples que dispensam a maquilhagem no dia-a-dia, mudam de ideias para o dia do casamento. A maquilhagem das noivas é uma das muitas preocupações neste dia tão importante e, embora a vontade e os gostos das mulheres prevaleça sobre qualquer regra, existem alguns conselhos dos profissionais a reter.

Carina Quintiliano, 33 anos, é maquilhadora profissional, acompanha noivas há vários anos e conta à MAGG que os visuais mais desejados são os looks naturais. "Ao contrário do que as pessoas pensam, são os mais complicados de fazer", explica a maquilhadora.

Os 18 acessórios obrigatórios para as despedidas de solteira
Os 18 acessórios obrigatórios para as despedidas de solteira
Ver artigo

"Independentemente de tudo, a noiva tem que se sentir bem com a sua escolha, mesmo que para a maquilhadora essa não seja a mais adequada. Porém, é óbvio que o nosso papel é aconselhar e explicar o que a favorece ou não", afirma Carina, que refere que, embora não exista nada proibido, "os tons neutros devem ser privilegiados, sem dúvida alguma. São intemporais".

O que é (mesmo) preciso numa maquilhagem de noiva

Ainda antes do grande dia, Carina Quintiliano reforça a importância de uma boa rotina de tratamento de rosto até à data e da prova de maquilhagem. "Para mim, este é um dos passos mais importantes. Aliás, não faço maquilhagens de noiva se não efetuar a prova antes, dado que é um momento que serve para definir o que a noiva pretende."

Idealmente, as provas de maquilhagem devem acontecer entre três a quatro semanas antes do casamento, mas a maquilhadora confessa que raramente é assim. "Prefiro fazer com alguma antecedência, acho que é menos uma coisa com que as noivas têm de se preocupar, mesmo que se tenha de aumentar um tom de base no dia do casamento se estiverem com a pele mais bronzeada do que no dia da prova."

Já no próprio dia, a maquilhadora recomenda a utilização de uma boa máscara de hidratação, um bom primer e que sejam usados produtos à prova de água, finalizando com um fixante de qualidade. "A maquilhagem de noiva quer-se com muita luminosidade, natural e de longa duração", conta Carina Quintiliano, que também prefere ver as unhas em tons neutros.

A maquilhagem é, na opinião da profissional, uma das questões que mais procupam as noivas e a marcação desta deve ser feita com muita antecedência. Assim que fechar o dia e o espaço, é uma das primeiras coisas que deve assegurar.

Quanto a valores, Carina Quintiliano explica que existem vários no mercado e não há uma tabela que regule os mesmos — cada profissional cobra o que quer. "Como maquilhadoras, valorizamos bastante o nosso trabalho mas o valor tem que ser justo para quem pretende o serviço, nesta caso, a noiva", conclui.