No verão, os cuidados com a pele redobram, bem como as preocupações com o corpo e a alimentação. E não há maior inimigo dos vestidos e dos calções mais reduzidos como a celulite e a pele com o aspeto de casca de laranja.

Segundo Lilian Barros, especialista em nutrição, “a alimentação funcional tem um papel fundamental para evitar o aparecimento da pele casca de laranja e para reverter um problema que afeta mais de 80% das mulheres portuguesas”.

Descubra o que fazer para atenuar as estrias

Alie os cuidados com a sua pele a uma alimentação saudável, rápida e fresca (tudo o que queremos nos meses mais quentes) e experimente uma das seguintes três receitas, divulgadas pela Cellulase e elaboradas pela nutricionista, com ingredientes com efeito drenante, anti-inflamatório e descongestionante — e que são ideais para os snacks entre as principais refeições.

1. Mousse de abacate

Ingredientes

1 abacate bem maduro
2 tâmaras sem caroço ou 1 colher de sopa rasa de xarope de tâmara bio
1 a 2 colheres de sopa de cacau cru em pó (opcional)
Canela em pó a gosto
1 colher de chá de chia
2 colheres de sopa de avelãs

Preparação

Bata o abacate com as tâmaras na liquidificadora ou robô de cozinha. Depois, junte o cacau e os outros ingredientes, e bata mais um pouco, até obter uma massa homogénea. Coloque num recipiente e deixe no frigorífico durante cerca de uma hora antes de consumir.

Sabe (mesmo) porque é que deve comer de três em três horas?

Mostrar Esconder

Comer várias vezes ao dia é a regra base de qualquer dieta ou estilo de vida saudável. Mas porque é que devemos comer regularmente, sem grandes espaços entre as refeições?

A realização de várias refeições durante o dia “em intervalos regulares, não superiores a três horas, ajuda não só a manter os níveis de energia, como a controlar o apetite e despertar o metabolismo a gastar mais energia de forma continuada”, explica Lilian Barros, especialista em nutrição.

 

2. Húmus de beterraba

Ingredientes

300g de grão de bico demolhado e cozido
½ beterraba
1-2 dentes de alho
Sumo de um limão
2 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 colher de chá de raspas de casca de limão
3 colheres de sopa de tahini
1 pitada de sal rosa dos Himalaias
Pimenta preta q.b.

Preparação

Escorra o grão de bico e junte todos os ingredientes no liquidificador ou robô de cozinha para triturar. Depois de obter um puré homogéneo, está pronto a servir. Pode acompanhar com palitos de cenoura, aipo ou pepino.

3. Sumo rosa

Ingredientes

1 maçã
2 mãos cheias de frutos vermelhos
½ curgete com casca
1 folha de couve
1 fatia de beterraba
1 colher de sopa de sementes de linhaça
3 a 4 hastes de salsa (utilizar apenas as folhas)
300ml de água ou água de coco

Preparação

Lave e higienize muito bem todos os ingredientes e retire a casca à maçã e à beterraba. Corte os ingredientes em pequenas porções e coloque-os no copo da liquidificadora ou robô de cozinha. Triture até obter uma mistura cremosa e homogénea. No final, ajuste o conteúdo da base líquida até obter a textura do sumo pretendida.