Parece um sapo, tem cores de sapo e até se mexe como um sapo, mas na verdade é apenas uma ilusão ótica de Johannes Stötter que junta cinco pessoas para, em vídeo, dar forma ao anfíbio e testar a velha máxima de que nem tudo o que parece é. Depois de, em 2013, vencer o Campeonato Mundial de Bodypainting, o artista, natural de Itália, virou-se para o digital e desde então que tem ganho reconhecimento depois de algumas das suas criações se terem tornado virais.

Tinha sete anos quando decidiu aprender a tocar violino, mais tarde criou uma banda de música celta chamada os Burning Mind. Aos 40 anos, porém, Johannes Stötter largou a música e dedica-se em exclusivo ao body painting.

"Apesar de a minha adolescência ter sido passada a brincar com os lápis e com as cores, não conhecia a arte de pintar e desenhar no corpo humano", conta à MAGG. Quando experimentou fazê-lo pela primeira vez, ficou deslumbrado. Foi o impulso necessário para começar a aprofundar uma arte que desconhecia por completo.

"Foi um processo completamente natural e confesso que não houve nenhuma inspiração externa como fotografias ou filmes que apostassem nesta vertente."

Queniano faz arte de chinelos velhos
Queniano faz arte de chinelos velhos
Ver artigo

Foi em 2013 que a ilusão do sapo o tornou conhecido em todo o mundo. Desde então, o artista já desenvolveu mais projetos e todos eles se distinguem pelo nível de complexidade elevado que exigem, desde o momento em que são pensados até serem apresentados ao público.

"Geralmente começo com um simples sketch de uma pessoa numa posição que se assemelhe a um animal específico". Parece simples? Não é — todo o processo pode demorar entre duas a oito horas, garante o artista.

"Em situações mais complexas e difíceis, que envolvam gerir todo o processo de fotografia e vídeo, bem como as pessoas que vão dar vida à minha criação, pode dar-se o caso de demorarmos uma semana".

Segundo conta, o mais difícil de uma sessão é garantir que todos os envolvidos respeitem as posições e os ângulos que o artista quer captar — o objetivo é que o produto final seja o mais realista possível.

Consegue adivinhar quantas pessoas estão nesta imagem? O lobo é outra das criações do artista, e conta com a colaboração três pessoas

"A efemeridade do body painting ajuda-me a desprender das coisas com maior facilidade e a sentir a arte de uma forma mais intensa, mas não tenho dúvidas que há uma mensagem muito forte por trás daquilo que faço, como o simples facto — que me conforta imensa, confesso —, de que o ser humano e a natureza estão intimamente interligados entre si."

Mas Johannes Stötter não esconde a vontade de querer surpreender quem o segue, daí que aposte tanto no realismo e na precisão das suas criações. "Tento ao máximo testar aquela velha máxima de que nem tudo o que parece é, e a minha ideia passa por surpreender aqueles que são capazes de, depois de ver o meu trabalho, dizer 'espera lá, afinal são pessoas reais que ali estão?'"

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.