Divórcio. Rita Rugeroni lança livro infantil dedicado a todos os tipos de famílias

“Por Amor e Por Amizade” é o primeiro livro da radialista, cujo objetivo é desmistificar o momento do divórcio aos mais pequenos.

A radialista da Rádio Comercial lança este mês o seu primeiro livro

“Quando temos os miúdos todos em casa, são seis no total”, conta Rita Rugeroni à MAGG. Fruto do primeiro casamento, a radialista da Rádio Comercial é mãe de dois rapazes: Miguel, nove anos, e Francisco, seis. Já o marido, Pedro Ribeiro, tinha três crianças de relações anteriores — Mafalda (17 anos), Gonçalo (14) e Maria (cinco). Em 2017, Rita e Pedro deram as boas-vindas à primeira filha em comum, Carminho.

Foi a pensar nestas novas famílias que se criam depois de separações e divórcios, um tema atual e comum a muitos portugueses, que Rita Rugeroni, 35 anos, escreveu o seu primeiro livro infantil, “Por Amor e Por Amizade” (com ilustrações de Pedro Benvindo e editado pela Zero a Oito), sobre o divórcio e as novas dinâmicas familiares.

“O ponto de partida foi um convite da editora. A partir daí começámos a pensar, em conjunto, que tipo de livro é que eu ia escrever, ficou decidido que seria um livro infantil e acabei por escolher este tema, que considero muito atual e que pode servir de ferramenta a muitos pais para lidar com os filhos”, recorda Rita Rugeroni.

Explicar o divórcio aos mais pequenos

Rita Rugeroni considera que não existem fórmulas perfeitas ou ideais para preparar as crianças para uma nova realidade como a do divórcio dos pais. “Não há uma forma fácil de dizer aos nossos filhos que os pais se vão separar, tentamos adiar ao máximo essa conversa”.

Sem pretender dar lições a ninguém, Rita explica que o que funcionou para si foi descomplicar e admite que “às vezes as pessoas complicam aquilo que é simples. Eu e o meu ex-marido optámos por ter a mesma linha de pensamento e explicar aos nossos filhos, com uma linguagem simples e de uma forma muito natural, o que se ia passar a seguir.”

O título do livro de Rita Rugeroni, “Por Amor e por Amizade”, foi uma das frases que usou quando explicava aos filhos a nova realidade do casal. “Disse-lhes que os pais já não gostavam um do outro por amor, mas sim por amizade. Expliquei também que como os pais eram só amigos não fazia sentido viverem e dormirem na mesma casa. Acabei por recorrer ao pediatra deles, em quem confio, para obter algum sentido de orientação”.

"Por Amor e Por Amizade" é editado pela Zero a Oito e tem o preço recomendado de 9,99€

A radialista afirma também que, a seu ver, o entendimento em relação aos filhos é o mais importante entre um ex-casal após uma separação. “Cada um dos pais pode ter a sua visão mas é muito importante que exista um denominador comum, que ambos pensem da mesma forma em relação aos assuntos dos miúdos e que estes não sintam diferenças entre o que podem fazer com a mãe e com o pai. Desde que me separei que eu e o meu ex-marido temos as mesmas balizas, o que vale para um, o outro assina por baixo — isto dá segurança e estrutura. Mais do que o diálogo entre um ex-casal, acho mesmo que o entendimento é o mais importante”.

Juntar as peças todas

Sem moralismos, Rita Rugeroni assume que este livro é “também a minha história e o meu olhar sobre quem já se divorciou e voltou a juntar as peças todas”, escreveu numa publicação na sua página de Instagram.

E como é, para uma mulher e mãe, recomeçar tudo de novo, agora com dois filhos? “Acho que é tão difícil para uma mulher como para um homem. No meu caso, geri tudo com muita naturalidade e calma. Respeitei o ritmo tanto do Francisco como do Miguel em todos os momentos, como quando conheceram o Pedro e começaram a conviver com ele”.

Rita Rugeroni assume também que é muito importante a recetividade do novo companheiro e, no seu caso, diz sem rodeios que correu tudo pelo melhor. “Também é preciso ter sorte com a pessoa que temos ao lado, e aí eu tive muita sorte com quem me calhou”, conta com um sorriso.

Casados desde 2014, Rita e Pedro tiveram a sua primeira filha em comum, Carminho, no ano passado. “A Carminho é a coqueluche da casa”, diz Rita Rugeroni, que assume que a chegada da irmã foi um momento muito especial para todas as crianças.

“Os miúdos têm todos boas cabeças e também são muitos, estão habituados a dividir tudo. Aliás, optámos por fazer uma brincadeira para revelar a minha gravidez e escrevemos uma carta, como se fosse a Carminho a escrever, a apresentar-se aos irmãos. Foi o meu filho Miguel que a leu e, juntamente com uma foto da ecografia para eles perceberem mesmo que vinha aí um bebé, dizia coisas como ‘espero que gostem muito de mim, porque eu já gosto muito de vocês’. Foi uma situação bem gerida e correu tudo muito bem”.

Com o objetivo de desmistificar os vários tipos de família aos mais pequenos, onde o que importa é o amor e a amizade, “Por Amor e Por Amizade” é uma visão moderna e bem-disposta sobre o divórcio.

Como livro infantil, dirige-se aos leitores mais jovens, mas também aos adultos que se identifiquem com a situação de um divórcio. “Quero também, com este livro, ir contra qualquer tipo de preconceito que ainda possa existir com estas novas dinâmicas familiares”, conclui Rita Rugeroni.

“Por Amor e Por Amizade” é apresentado no sábado, dia 23 de junho, por Ana Galvão e Nuno Markl, na livraria Bertrand das Amoreiras (Lisboa), às 10h30 e já se encontra em pré-lançamento.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]