Os espaços exteriores são, geralmente, uma das zonas mais apreciadas de uma casa. Seja um apartamento ou uma vivenda, com mais ou menos espaço, é fácil ficar com vontade de replicar o que se vê nas imagens das varandas e pátios que aparecem nas revistas e programas de design de interiores.

As ideias são ótimas, as peças lindas mas, na verdade, nem sempre conseguimos fazer o mesmo na nossa casa, seja por falta de tempo ou de orçamento.

Para que os espaços ao ar livre da sua casa não se transformem em depositórios de caixotes, Rita Salgueiro, designer de interiores, que fez parte da equipa de designers do programa “E agora o que é que eu faço?” da SIC e SIC Mulher, dá-lhe cinco dicas para tirar o maior partido da sua varanda, pátio ou qualquer outro espaço exterior:

Use um tapete a demarcar a zona de estar

"Pode parecer estranho, por estarmos a falar de uma zona exterior, mas deixa o espaço mais acolhedor e, se receber mais pessoas para além daquelas para que o espaço foi projetado, podem sentar-se confortavelmente no chão", salienta Rita Salgueiro.

Coloque almofadas diretamente no chão e em cima do tapete

"Dão conforto ao espaço e permitem sentar confortavelmente. Uma ideia gira, para criar várias zonas de estar e que costuma funcionar bem em exteriores, é usar paletes com almofadas. Convém ter duas capas diferentes para as almofadas, até pode ser umas com tons ou padrões mais de acordo com o verão e outras com tons de outono, para o final da estação", explica a designer de interiores, que reforça que uma simples mudança pode fazer a diferença no espaço.

Decoração. Como atualizar a sua casa de acordo com as tendências primavera/verão
Decoração. Como atualizar a sua casa de acordo com as tendências primavera/verão
Ver artigo

É fundamental ter uma cadeira confortável

"Apesar de ter um tapete e diversas almofadas colocadas no chão, uma cadeira confortável é imprescindível. Tanto para os dias mais tranquilos em que queremos ficar sozinhos a ler ou a descansar, como para pessoas mais velhas que não tenham tanta facilidade em conseguir sentar-se no chão," explica Rita Salgueiro.

Espalhe algumas lanternas com velas

A designer salienta que "permitem iluminar os espaços, mas também dão um toque especial nas noites de verão, proporcionando um ambiente relaxante e até romântico".

Coloque uma cerca de canas ou palhinhas à volta do espaço exterior

"Nas zonas urbanas ou com vizinhos próximos, torna-se complicado ter alguma privacidade nestes espaços exteriores", conta Rita Salgueiro. "As cercas nestes materiais, para além de resguardarem o espaço dos olhares curiosos, remetem-nos para um ambiente de praia e descontração."

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.