O WhatsApp está constantemente em evolução e não é para menos. Segundo a publicação “TechCrunch” são cada vez mais os utilizadores que escolhem a plataforma para comunicar com amigos, colegas e familiares um pouco por todo o mundo. É a pensar neles que o serviço, comprado pelo Facebook em 2014, vai introduzir novas mudanças com o objetivo de melhorar a experiência de navegação e utilização da aplicação.

Ainda que algumas das novas funcionalidades tenham sido reveladas em maio, durante a conferência dedicada aos programadores do Facebook, só agora é que foram descobertas outras novidades que, por enquanto, se encontram em fase de testes. Contudo, e segundo o jornal “Financial Express”, as novas ferramentas da aplicação estarão disponíveis muito em breve para todos os utilizadores da plataforma.

A MAGG reuniu as mudanças mais significativas que prometem melhorar, e muito, a vida de quem usa o WhatsApp como o principal serviço de chat para comunicar.

Iniciar conversas com números que não tenha guardado

Ao contrário de muitos outros serviços de mensagens, o WhatsApp estabelece a comunicação entre pessoas através da troca de números de contacto entre si. Mas quem usa a plataforma diariamente sabe o quão difícil é começar uma conversa com uma pessoa cujo número não esteja registado na sua lista de contactos.

É a pensar nisso que a empresa introduziu agora uma nova funcionalidade que permite que o utilizador crie uma hiperligação para uma conversa com um número que não esteja guardado. Depois de ser acedido por ambos, a janela de conversa é semelhante a qualquer outra com a vantagem de não ter de guardar o número da pessoa com quem está a falar.

Vai poder saber quando uma mensagem sua é reenviada para alguém

Sempre foi possível partilhar mensagens entre utilizadores de conversas diferentes, mas o remetente da mensagem original nunca sabia quando isso acontecia. Um pouco à semelhança do que já acontece no Snapchat e no Instagram, que alerta o utilizador quando é feita uma captura de ecrã dos seus clipes de vídeo, o WhatsApp vai introduzir essa mesma funcionalidade na sua aplicação.

Em sete dias, gastei 18h27 minutos agarrada ao telemóvel

Assim, o remetente da mensagem será sempre alertado quando esta for partilhada com outro contacto numa outra janela de conversa diferente. Isto não se aplica, claro, aos métodos tradicionais de copiar e colar um trecho de uma conversa noutra janela de conversação.

Vai existir uma maior integração com o Facebook

Ainda em fase de testes, esta é uma funcionalidade que há muito se esperava devido à ligação entre o WhatsApp e o Facebook. Assim que estiver disponível para todos, vai permitir que seja possível partilhar um conteúdo diretamente do WhatsApp para o Facebook sem que seja preciso sair da aplicação ou escolher o método de partilha através dos inúmeros menus disponíveis dentro do serviço — assegurando assim uma maior integração entre as duas plataformas digitais.

As chamadas de voz e em vídeo vão ser em grupo

Já podia ter conversas de chat em grupo mas agora a ideia é trazer a mesma experiência às chamadas de voz e vídeo. A nova funcionalidade permite uma espécie de conferência de até 12 participantes por sessão e a ideia passa por ligar mais pessoas em novos formatos dentro da aplicação.

Pagar com o WhatsApp? Mais ou menos

Enquanto o serviço de pagamento da Apple, o ApplePay, não chega a Portugal, são vários os serviços que já estão a aderir a esta nova forma de pagamentos que procuram agilizar todo o processo no ato de compra e venda. O WhatsApp é a mais recente empresa a apostar nesta modalidade e a funcionalidade já se encontra disponível na Índia.

Prevê-se que a nova opção chegue aos restantes países nos próximos meses mas a taxa de adoção vai depender muito das parcerias que forem estabelecidas com revendedores e grandes superfícies comerciais. Em Portugal, é questionável se será capaz de superar a taxa de adoção do MBWay, um serviço muito semelhante que funciona da mesma maneira.

Dez coisas que eu não sabia que o meu iPhone faz

Os autocolantes também fazem parte das novidades

Os autocolantes, ou stickers, são parte integrante do Facebook desde que se estabeleceu enquanto rede social. Não só são engraçados e fofinhos, como ajudam a dar vida às conversas dos utilizadores devido à forma dinâmica com que podem ser utilizados.

Com a ligação entre a rede social e a plataforma de chat, os stickers também vão começar a fazer parte das opções de bonecada para alegrar as conversas com os seus amigos e familiares.