O WhatsApp está constantemente em evolução e não é para menos. Segundo a publicação "TechCrunch" são cada vez mais os utilizadores que escolhem a plataforma para comunicar com amigos, colegas e familiares um pouco por todo o mundo. É a pensar neles que o serviço, comprado pelo Facebook em 2014, vai introduzir novas mudanças com o objetivo de melhorar a experiência de navegação e utilização da aplicação.

Ainda que algumas das novas funcionalidades tenham sido reveladas em maio, durante a conferência dedicada aos programadores do Facebook, só agora é que foram descobertas outras novidades que, por enquanto, se encontram em fase de testes. Contudo, e segundo o jornal "Financial Express", as novas ferramentas da aplicação estarão disponíveis muito em breve para todos os utilizadores da plataforma.

A MAGG reuniu as mudanças mais significativas que prometem melhorar, e muito, a vida de quem usa o WhatsApp como o principal serviço de chat para comunicar.

Iniciar conversas com números que não tenha guardado

Ao contrário de muitos outros serviços de mensagens, o WhatsApp estabelece a comunicação entre pessoas através da troca de números de contacto entre si. Mas quem usa a plataforma diariamente sabe o quão difícil é começar uma conversa com uma pessoa cujo número não esteja registado na sua lista de contactos.

É a pensar nisso que a empresa introduziu agora uma nova funcionalidade que permite que o utilizador crie uma hiperligação para uma conversa com um número que não esteja guardado. Depois de ser acedido por ambos, a janela de conversa é semelhante a qualquer outra com a vantagem de não ter de guardar o número da pessoa com quem está a falar.

Vai poder saber quando uma mensagem sua é reenviada para alguém

Sempre foi possível partilhar mensagens entre utilizadores de conversas diferentes, mas o remetente da mensagem original nunca sabia quando isso acontecia. Um pouco à semelhança do que já acontece no Snapchat e no Instagram, que alerta o utilizador quando é feita uma captura de ecrã dos seus clipes de vídeo, o WhatsApp vai introduzir essa mesma funcionalidade na sua aplicação.

Em sete dias, gastei 18h27 minutos agarrada ao telemóvel
Em sete dias, gastei 18h27 minutos agarrada ao telemóvel
Ver artigo

Assim, o remetente da mensagem será sempre alertado quando esta for partilhada com outro contacto numa outra janela de conversa diferente. Isto não se aplica, claro, aos métodos tradicionais de copiar e colar um trecho de uma conversa noutra janela de conversação.

Vai existir uma maior integração com o Facebook

Ainda em fase de testes, esta é uma funcionalidade que há muito se esperava devido à ligação entre o WhatsApp e o Facebook. Assim que estiver disponível para todos, vai permitir que seja possível partilhar um conteúdo diretamente do WhatsApp para o Facebook sem que seja preciso sair da aplicação ou escolher o método de partilha através dos inúmeros menus disponíveis dentro do serviço — assegurando assim uma maior integração entre as duas plataformas digitais.

As chamadas de voz e em vídeo vão ser em grupo

Já podia ter conversas de chat em grupo mas agora a ideia é trazer a mesma experiência às chamadas de voz e vídeo. A nova funcionalidade permite uma espécie de conferência de até 12 participantes por sessão e a ideia passa por ligar mais pessoas em novos formatos dentro da aplicação.

Pagar com o WhatsApp? Mais ou menos

Enquanto o serviço de pagamento da Apple, o ApplePay, não chega a Portugal, são vários os serviços que já estão a aderir a esta nova forma de pagamentos que procuram agilizar todo o processo no ato de compra e venda. O WhatsApp é a mais recente empresa a apostar nesta modalidade e a funcionalidade já se encontra disponível na Índia.

Prevê-se que a nova opção chegue aos restantes países nos próximos meses mas a taxa de adoção vai depender muito das parcerias que forem estabelecidas com revendedores e grandes superfícies comerciais. Em Portugal, é questionável se será capaz de superar a taxa de adoção do MBWay, um serviço muito semelhante que funciona da mesma maneira.

Dez coisas que eu não sabia que o meu iPhone faz
Dez coisas que eu não sabia que o meu iPhone faz
Ver artigo

Os autocolantes também fazem parte das novidades

Os autocolantes, ou stickers, são parte integrante do Facebook desde que se estabeleceu enquanto rede social. Não só são engraçados e fofinhos, como ajudam a dar vida às conversas dos utilizadores devido à forma dinâmica com que podem ser utilizados.

Com a ligação entre a rede social e a plataforma de chat, os stickers também vão começar a fazer parte das opções de bonecada para alegrar as conversas com os seus amigos e familiares.