Longe vão os tempos em que acampar significava dormir no meio das pedras, demorar dias a livrar-se de todo o pó do corpo e evitar tomar banho devido ao estado dos balneários. Numa altura em que os glampings estão na moda, os parque de campismo também. E vêm bem equipados com paisagens deslumbrantes, mesas de matraquilhos humanos e piscinas para todos.

Na Costa Vicentina, mais precisamente em Odemira, há um eco-resort com uma piscina exterior com 100 metros de comprimento. O tempo está incerto? Também há uma piscina de ondas coberta. Na freguesia de Medas, concelho de Gondomar, os mergulhos fazem-se com vista para o rio Douro, na serra da Arada há muitas atividades de aventura. Conheça 5 parques de campismo que são um verdadeiro luxo.

Zmar Eco Experience, Odemira

7 fotos

É impossível não ficar rendido por este eco-resort em plena Costa Vicentina. Com uma piscina exterior com 100 metros de comprimento, bem como uma piscina de ondas coberta, o Zmar tem campos de ténis e de padel, uma mesa de matraquilhos humanos, tiro com arco e flecha, um circuito de aventura no topo das árvores, um ginásio e bicicletas para alugar.

H2otel: o paraíso na serra que os turistas ainda não descobriram

Há ainda um restaurante, café-bar, uma loja de conveniência e um parque infantil para os miúdos. Nas opções de alojamento também há bungalows de madeira, mas é de campismo que estamos a falar. No local há um alvéolo para tendas, caravanas e autocaravanas, com acesso à copa de apoio equipada com microondas e balneários. Veja o preçário.

Morada: Herdade A-De-Mateus, Odemira
Telefone: 212 420 580

Campidouro, Medas

4 fotos

Na margem direita do rio Douro, na freguesia de Medas, concelho de Gondomar, este parque de campismo foi construído em socalcos, à imagem das vinhas do Douro. O parque tem uma piscina com vista para o rio, restaurante e bar, além de programas de animação, sala de jogos e campos de ténis, futebol e basquetebol.

Entre as opções de alojamento há chalés e bungalows. Veja o preçário.

Morada: Estrada Lugar de Gavinho, Medas
Telefone: 919 279 494

Coimbra Camping, Coimbra

6 fotos

A menos de um quilómetro do rio Mondego, e a quatro do centro histórico de Coimbra, o Coimbra Camping tem um parque infantil, centro de fitness e uma piscina exterior. Há ainda um restaurante de comida tradicional, um campo de voleibol de praia, futebol e basquetebol e uma sala de jogos com máquina de setas e mesas de bilhar.

Nas opções de alojamento, além da zona de campismo há bungalows para entre duas a cinco pessoas. Veja o preçário.

Morada: Alto do Parque de Campismo de 011, Rua da Escola, Coimbra
Telefone: 239 086 902

Camping Milfontes, Vila Nova de Milfontes

5 fotos

Situado num pinhal com 65 mil metros quadrados, e a apenas 800 metros da praia, o Camping Milfontes tem uma ampla piscina, uma para os miúdos e outra para os adultos. O acesso à piscina custa 2,90€ por dia para os adultos e 1,25€ para as crianças dos cinco aos dez anos. Há ainda um supermercado, parque infantil, sala de jogos com snooker e um bar.

As reclamações mais absurdas feitas nas agências de viagens

Além das tendas, o parque de campismo tem bungalows e teepees, construções de madeira com uma forma triangular e tetos altos, inspiradas nas tendas dos inícios da América do Norte. Veja o preçário.

Morada: Estradas das Pousadas, Vila Nova de Milfontes
Telefone: 283 996 140

Bioparque de Carvalhais, Carvalhais

6 fotos

Em plena serra da Arada, no município de São Pedro do Sul, o Bioparque de Carvalhais fica num local privilegiado, bem no meio da natureza. Há várias atividades de aventura, como slide, BTT, rappel, canoagem, caça ao tesouro ou arvorismo (passeios em trilhos instalados em árvores). Também pode explorar os 13 moinhos recuperados, percorrer as cascatas e lagoas naturais ou dar um mergulho na piscina — há uma para crianças e outra para adultos.

Além da zona de acampamento, há ainda bungalows para arrendar. Veja o preçário.

Morada: Carvalhais
Telefone: 968 554 816