Chris Bonington percebe de montanhas como ninguém. Aos 83 anos, o britânico participou em 19 expedições nos Himalaias, incluindo quatro ao Monte Evereste, recebeu medalhas, prémios e escreveu 15 livros. Portanto, só podemos considerar a sua opinião quando diz que subir ao Monte Evereste neste momento "é horrível". "Graças a Deus que não tenho de voltar lá", congratula-se.

A frase foi dita durante o festival literário Hay, no País de Gales, cita o jornal "The Guardian". Quando lhe perguntaram que conselho daria a alguém que quer escalar uma montanha, Chris Bonington respondeu: "Acima de tudo, não façam o Evereste. Se quiserem realmente escalá-lo, então tudo bem, preparem-se para ficar numa longa fila uma vez que vão fazê-lo com outras 600 pessoas."

Chris Bonington tem 83 anos e participou em 19 expedições nos Himalaias

O montanhista criticou ainda os amadores que sobem o Monte Evereste com cordas fixas. Atualmente existem vários operadores turísticos que organizam subidas até ao topo, facilitando o trajeto a todos aqueles que nunca fizeram montanhismo.

17 fotos deprimentes que mostram a realidade dos locais turísticos
17 fotos deprimentes que mostram a realidade dos locais turísticos
Ver artigo
Chris Bonington celebra a chegada ao topo do Monte Evereste em 1985

Outros montanhistas já tinham expressado a mesma opinião. Peter Gillman, autor de vários livros sobre o tema, disse em 2012 que o que se faz atualmente "é o contrário do que é a prática de montanhismo: resiliência, iniciativa pessoal e solidão em território selvagem."

Situado no Nepal, o monte Evereste é a montanha mais alta do planeta. O pico fica a 8.848 metros acima do mar.