Tente pensar no dia em que sofreu mais com o calor. Aqueles dias de verão enfiado no escritório, as filas na A2 rumo ao Algarve sem ar-condicionado no carro ou até aquele casamento em que o momento das fotografias se prolonga tanto que a sua cara começa a derreter à velocidade do gelo nos copos dos cocktails.

Em todos estes exemplos, é possível controlar os mesmos, dirigindo-se a uma zona mais fresca ou bebendo uma garrafa de água fresca. Mas e se não conseguisse controlar o calor que estava a sentir e dependesse de terceiros para o ajudar? Se está neste momento a pensar em quão desconfortável seria, lembre-se disto — os seus animais de estimação estão sempre nesta situação e dependem de si para viver.

Sim, viver. Não estamos a ser dramáticos ou excessivos dado que, nos meses de verão, o calor pode ser um inimigo mortal dos cães e dos gatos. "Um golpe de calor pode ser uma emergência médica", conta à MAGG Thierry Correia, médico veterinário.

Considera-se um golpe de calor quando o animal atinge uma temperatura corporal acima dos 40 graus e o seu mecanismo de arrefecimento já não consegue baixar ou manter a temperatura ideal. Desta situação podem decorrer alterações cardiovasculares, nomeadamente a nível da circulação sanguínea e no próprio pH do sangue, e também respiratórias, o que pode conduzir a várias complicações, inclusive até à morte.

Animais. Estudo médico alerta para os problemas de saúde do Bulldog Francês
Animais. Estudo médico alerta para os problemas de saúde do Bulldog Francês
Ver artigo

Os golpes de calor não são exclusivos dos animais, sendo que também podem ocorrer em pessoas, mas ganham mais importância nos cães e gatos, por exemplo, devido às diferenças do sistema respiratório.

"Os cães e gatos controlam a temperatura corporal de uma forma diferente da nossa", explica o médico veterinário, salientando que enquanto os humanos têm a transpiração como mecanismo para baixar a temperatura corporal, os animais de estimação não têm essa capacidade.

De acordo com o especialista do Departamento de Comunicação Científica da Royal Canin Portugal, "uma vez que só transpiram pelas almofadas das patas, os cães e os gatos usam o trato respiratório (o arfar ou respirar mais rápido) para se tentarem refrescar ou procuram locais mais frescos para lidar com o calor, podendo entrar em stresse e desidratação com alguma rapidez".

Agora que estamos a caminhar a passos largos em direção ao verão e às temperaturas mais quentes do ano, damos-lhe cinco dicas preciosas para proteger os seus bichos dos efeitos prejudiciais do calor.

Hidratar em primeiro e último lugar

Thierry Correia recomenda que "tenha muito cuidado com a hidratação, especialmente com os animais mais novos, dado que  se desidratam mais facilmente com o calor". No entanto, o médico veterinário alerta também para a importância de vigiar os animais com mais idade, que têm uma menor capacidade de hidratação e de controlar a sua temperatura corporal.

Embora não existam quantidades discriminadas, o especialista recomenda que o animal tenha sempre água fresca disponível para beber, sendo que a solução pode passar "por ter vários bebedouros espalhados pela casa para aumentar o consumo de água".

Mantenha os animais em ambientes arejados

Devido à forma como os cães e gatos libertam o calor (através da respiração), "é importante que os mantenha em ambientes com temperaturas amenas", salienta Thierry Correia, que alerta para o perigo de deixar os animais sozinhos em locais fechados como carros ou casas. "Ainda que por pouco tempo, pode ser muito perigoso para a saúde dos mesmos", explica o especialista.

A hora dos passeios pode ter de ser alterada

Esta é uma dica para os donos de cães, dado que os gatos não têm necessidade de ser passeados. No verão, o médico veterinário recomenda que altere um pouco os hábitos do seu cão e "opte por passeá-lo fora dos períodos de maior calor, no início do dia ou apenas ao fim da tarde e à noite".

Mais refeições, menos quantidade

"O processo de digestão aumenta a temperatura corporal, o que faz com que os animais não ingiram tanto alimento nos períodos de grande calor", esclarece o especialista, chamando assim a atenção para a necessidade de optar por lhes oferecer "alimentos de fácil digestão, à temperatura ambiente e adequados à idade, raça, atividade física, tendo em conta as suas necessidades nutricionais".

Os dentes dos cães e dos gatos também são para escovar
Os dentes dos cães e dos gatos também são para escovar
Ver artigo

Nas alturas de maior calor, o ideal é que o animal coma nos períodos do dia mais frescos, pela manhã ou ao final do dia. É também recomendado que se aumente o número de refeições, com menos quantidade de cada vez, prevenindo que entre em subnutrição.

Caso o seu animal sofra um golpe de calor, não entre em pânico

Se o seu cão ou gato passar por um golpe de calor, é muito importante não entrar em pânico, alerta Thierry Correia.

"Os animais de estimação são, por norma, muitos apegados aos donos. E se este estiver muito ansioso eles também vão ficar mais nervosos e agitados. Se já estão a passar por um momento complicado, acrescentar ansiedade a essa situação ainda vai piorar mais o cenário", alerta o médico veterinário.

Quando o animal  é exposto a altas temperaturas é recomendado que o mantenha calmo e tente arrefecer-lhe a temperatura do corpo, dando-lhe banhos de água fria. Thierry Correia explica que também pode "colocar cubos de gelo nas axilas dos cães e dos gatos para baixar a temperatura, bem como molhar as patas em água fria. De seguida, deve imediatamente contactar o médico veterinário para cuidados adicionais", conclui o especialista.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.