Não tem recheio com queijo. Não tem base de bolacha. Não há açúcar refinado e adicionado. As gorduras más também ficaram de fora. Mas asseguramos-lhe: é na mesma um cheesecake.

Rita Parente e André Nogueira, autores do blogue “Cocoon Cooks” desde 2016, e do livro editado pela Zero a Oito, com mais de 80 receitas para todos os momentos, “Vegan para Todos” (18,99€), de 2017, provam-no com esta receita que foi resultado de vários testes. O objetivo era conseguir um substituto equilibrado, mas com todo o sabor (que poderá não ser exatamente igual, o que não significa que não seja bom), no qual incluíram frutos secos, tâmaras, leite de amêndoa ou óleo de coco.

O casal, que vive no Algarve, começou por adotar um regime vegetariano, tornando-se depois vegano, na defesa dos animais, da sustentabilidade do planeta, “pela preservação das florestas e dos oceanos, pela paz mundial e pela erradicação da fome”, tal como explicam nas primeiras páginas do livro, que está à venda desde abril.

Estamos apaixonados por esta granola saudável do livro “Vegan para Todos”. E damos-lhe a receita

Aproveite o fim de semana para testar. Agarre num saco, vá ao supermercado e reúna todos os ingredientes. Depois, é só pôr mãos à obra. Se sobrar, corte em quadrados, congele (dura até seis dias congelado) e faça deste cheesecake o seu snack saudável nos dias de trabalho.

Ingredientes para a base:
10 tâmaras medjoul, sem caroço
300 gr. amêndoas cruas peladas

Ingredientes para o caramelo de tâmaras salgado:
15 tâmaras medjoul, sem caroço
2 c. sopa manteiga de amêndoa torrada
2 c. sopa óleo de côco derretido
2 c. sopa leite de amêndoa
1/2 c. chá sal dos himalaias
35 gr. amêndoas laminadas (para camada de recheio)

Ingredientes para o creme de caju, amêndoa & canela:
400 gr. caju natural cru, demolhados durante a noite (ou por um mínimo de 4 horas)
250 ml. leite de amêndoa
125 ml. óleo de côco derretido
180 ml. xarope de malte de arroz
70 gr. manteiga de amêndoa torrada
Sementes de 1 vagem de baunilha
1 c. chá canela

Modo de preparação para a base:
Pré-aquecer o forno a 150ºC. Espalhar as amêndoas numa travessa e colocar no forno durante 20 minutos (ou até ficarem douradas). Retirar as amêndoas do forno e deixar arrefecer completamente. Juntar as amêndoas e tâmaras no robô de cozinha/trituradora e processar durante cerca de 30 segundos, até que fiquem totalmente trituradas e envolvidas.
Forrar uma forma de cheesecake quadrada com 20 cm (ou uma redonda com 23 cm) com papel vegetal e colocar a mistura na forma, pressionando firmemente.

Modo de preparação para o caramelo de tâmaras salgado:
Demolhar as tâmaras em água quente (mas não a ferver) durante 10 minutos.
Escorrer as tâmaras e espremer gentilmente para retirar a água em excesso.
Juntar as tâmaras e todos os outros ingredientes no robô de cozinha e processar durante alguns minutos, até o caramelo ficar suave e uniforme, sem pedaços de tâmaras visíveis.
Barrar o caramelo uniformemente sobre a base com a ajuda de uma espátula.
Espalhar as amêndoas laminadas sobre a camada de caramelo e colocar a forma no congelador durante uns minutos, enquanto se prepara o creme de caju.

Modo de preparação para o creme de caju, amêndoa e canela:
Lavar e escorrer os cajus demolhados.
Colocá-los no robô de cozinha/liquidificadora e processar durante alguns minutos, parando algumas vezes para raspar os lados do recipiente. Processar até que os cajus se transformem numa pasta.
Juntar o resto dos ingredientes e processar na velocidade mais rápida durante alguns minutos até obter uma mistura rica e cremosa. Sejam pacientes, processem até a mistura ficar completamente aveludado.
Retirar a forma do congelador e verter o de caju sobre as camadas inferiores.
Com gentileza, agitar a forma para uniformizar a superfície do creme e libertar quaisquer bolhas de ar que se possam ter formado.
Colocar o “cheesecake” no congelador durante um mínimo de 8 horas.

Por último…
Retirar o “cheesecake” do congelador e fatiar imediatamente.
Deixar as fatias descongelar durante cerca de 20 minutos, guarnecer com a mistura de amêndoas e tâmaras e algumas amêndoas laminadas e servir.