"O meu nome é Igor e vivo no frio da Rússia. Entre montar e desmontar uma AK-47 o dia todo e treinar o meu urso doméstico, gosto de ouvir música. E quando espreito as capas de alguns dos meus álbuns favoritos, é como se encontrasse ali um lugar para mim."

É assim que Igor Lipchanskiy se apresenta ao público que o segue diariamente através das muitas modificações que regularmente faz a algumas das capas de álbuns de música mais conhecidas — passando por todos os géneros musicais, desde o rock ao pop.

Igor ficou conhecido quando, em 2017, decidiu recriar — através de técnicas avançadas de montagem usadas no Photoshop — a capa do primeiro álbum dos Arctic Monkeys, a banda britânica de rock alternativo fundada em 2002. A imagem foi partilhada pela primeira vez na sua página de Instagram e depressa se tornou viral. A sua conta na rede social tem já mais de 23 mil seguidores com apenas 65 publicações desde junho de 2017.

A reação dos utilizadores foi positiva e são vários os que comentam e partilham algumas das modificações do artista, enquanto que outros sugerem capas para que Igor as altere.

A verdade é que, desde então, tem vindo a ser hábito do artista abordar algumas das capas de música com um toque inteiramente pessoal e, por vezes, repleto de humor. A ideia passa por reimaginar o que possa estar a acontecer numa determinada imagem e dar-lhe um outro significado que, à partida, poderia não existir — mas que se torna viável através da componente humorística.

Seja qual for a capa escolhida, Igor parece ter a capacidade de encontrar forma de transformar a narrativa de uma imagem com o único objetivo de fazer rir. E para o artista nada é sagrado: desde editar as capas de álbuns de John Lennon com Yoko Ono, a brincar com algumas mais sérias do hip-hop de Eminem, há de tudo um pouco.

A misteriosa Miquela Sousa, o novo grande sucesso do Instagram
A misteriosa Miquela Sousa, o novo grande sucesso do Instagram
Ver artigo

Na descrição do seu perfil apela a que todos os seguidores comentem em cada publicação e não tenham medo de dar opiniões acerca do que acham que pode estar a acontecer em cada imagem. A ideia, defende, passa por estimular a imaginação através de conversas descontraídas e cheias de boa disposição.