Uma das coisas boas da primavera e, principalmente, do verão, é podermos deixar as 345 camadas de roupa para trás e andar com roupa mais leve e fresca. Logo aí, torna-se mais fácil a decisão do que vestir logo pela manhã.

Mas há outro truque para ajudar a criar um look rápido, fácil e prático. “Co-ords” é o termo usado para descrever a combinação de duas peças iguais, que jogam uma com a outra, e que fazem um look completo. Isto é, duas peças com o mesmo padrão, a mesma cor ou simplesmente a mesma textura, combinadas de forma a criar um outfit igual da cabeça aos pés.

É o fim do mix&match e o recomeço do reinado do matchy-matchy. Depois de termos passado pela tendência de misturar padrões e cores “como se não houvesse amanhã”, sem quaisquer regras ou limites, é a vez dos looks mais certinhos e calculados.

Estas peças são criadas com o intuito de serem usadas em conjunto, no entanto, têm a possibilidade de serem também usadas em separado, o que faz logo delas um bom investimento. São normalmente tops, normais ou crop, ou camisas, combinados com calças, saias ou calções, com padrões marcantes como os florais, os polka dots, as riscas, e, muitas vezes, com cores fortes.

Quando o look é mais discreto ou até apenas de uma só cor, sem padrão, são por vezes os pormenores que fazem com que se perceba que é um conjunto e não peças separadas. Como uma renda, um relevo ou até um botão.

São já várias as marcas que têm a sub-secção “co-ord” no site, dentro da secção mulher, para quem quer aderir a esta tendência, como é o caso da Zara e da Bershka. Aí vendem as peças em separado, mas mostram sempre a ideia original, que é a de serem usadas juntas, como é o caso destas 15 sugestões.

15 fotos