O banho é um momento da rotina diária a que muitas crianças torcem o nariz. Mesmo que adorem saltar para piscinas ou enfrentar as ondas da praia, a verdade é que o chuveiro ou a banheira lá de casa nem sempre são encarados com o mesmo entusiasmo.

Quando falamos de bebés, que nem sequer se seguram sozinhos, a situação pode piorar muito — agarrar uma criança de menos de um ano e tentar lavá-la enquanto esta esperneia e chora como se não houvesse amanhã não é um cenário aliciante e muito menos prático.

Mas para além desta etapa da higiene, existe outra, que se segue ao banho e acontece todas as manhãs, que também pode exigir a melhor das perícias por parte dos pais e das mães. Falamos do pentear e desembaraçar os cabelos dos mais pequenos, normalmente cheios de nós devido às constantes brincadeiras, ao rebolar no chão e à dificuldade em enxaguarmos o cabelo devidamente no banho se eles estão a fazer birra.

Gelados e hambúrgueres grátis no Dia da Criança

Neste dia 1 de junho, data em que se celebra o Dia da Criança, deixamos-lhe seis dicas para que a rotina de beleza dos mais pequenos seja mais simples e para que os cabelos dos seus filhos estajam sempre impecáveis e saudáveis.

Escolha a escova certa

Escovas com cerdas suaves ao toque são as mais indicadas para os cabelos dos mais pequenos, dado que se tratam de fios muito delicados. Se as crianças tiverem cabelos mais longos, as escovas ou pentes com dentes largos também são adequados para desembaraçar os fios sem causar puxões ou quebrá-los, sendo que também pode usar os seus dedos para o efeito.

Penteie os cabelos a partir do meio da cabeça e começe por baixo

Não deve começar por pentear os cabelos dos míudos desde a raiz, dado que esta pode ser uma ação muito dolorosa para eles. Opte por começar a desembaraçar os fios de meio da cabeça e para baixo. Assim que terminar de pentear esta parte do cabelo, deslize a escova desde a raiz até às pontas, com cuidado para evitar as quebras.

Escove o cabelo antes de irem dormir

Caso os seus filhos tomem banho a outra altura do dia que não a noite, é um facto que vão chegar à hora de dormir com os fios completamente embaraçados. Sabemos que nem sempre é fácil desfazer nós quando as crianças já estão cansadas e prontas para ir dormir, mas acredite que este é um gesto que os vai poupar de algum desconforto na manhã seguinte.

4 fotos

Utilize águas de limpeza para desembaraçar os fios de cabelo

Principalmente em crianças com menos de um ano, alguns pediatras não veem problema no banho dos mais pequenos serem em dias alternados. Caso opte por esta situação e o seu filho já tiver bastante cabelo, pode recorrer a águas de limpeza próprias para crianças para desembaraçar os fios nos dias sem banho. O cabelo vai ficar cheiroso, penteado e, desta forma, evita os nós e as quebras nos fios.

Não deixe os seus filhos deitarem-se com o cabelo molhado

Esta é uma dica útil para todos. Assim como nos adultos, ir para a cama com o cabelo húmido ou molhado é um grande erro que deve ser evitado por todos os elementos da família. Para além de promover a quebra dos fios e a caspa, este procedimento aumenta o surgimento de nós por causa da fricção com a almofada. Se os fios não estiverem totalmente secos antes da hora de dormir, use o secador para retirar a humidade que ainda permanece no cabelo.

Use produtos próprios para crianças

Tal como a pele, também os cabelos infantis são mais delicados dos que os cabelos dos adultos e precisam de cuidados especiais. Opte por produtos que respeitem a pele e o couro cabeludo das crianças — no mercado, existem várias opções concebidas especificamente a pensar nos mais pequenos.