Desde pirata em busca de tesouros a barbeiro e assassino em série, Johnny Depp ("Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street") já fez de tudo e agora regressa ao cinema enquanto detetive para investigar as mortes dos rappers Tupac Shakur e The Notorious B.I.G, cujo nome real é Christopher Wallace. Ambos foram assassinados em 1996 e 1997, respetivamente, e ainda hoje não se sabe quem foram os responsáveis.

A história, baseada no livro "Labyrinth : A Detective Investigates the Murders of Tupac Shakur and Notorious B.I.G.", passa-se duas décadas depois dos crimes que abalaram a comunidade do hip-hop.

Depp, que raramente se envolve em filmes independentes, dá vida à personagem Russel Poole, um herói norte-americano e antigo detetive que, juntamente com Jack Jackson (Forest Whitaker) — um jornalista local — tentam descobrir a verdade acerca dos crimes que mudaram por completo todo o universo musical do hip-hop enquanto género.

"City of Lies" aborda a rivalidade entre os grupos de hip-hop de East Coast e West Coast que contou com Tupac e Christopher Wallace no centro do conflito depois de várias músicas repletas de ameaças, mensagens de ódio e insultos. Tupac foi assassinado em 1996 e Wallace foi considerado o suspeito número um depois de vários meses de ameaças de morte ao grupo liderado por Shakur.

"The Staircase" é o próximo documentário de crime da Netflix — e estreia a 8 de junho
"The Staircase" é o próximo documentário de crime da Netflix — e estreia a 8 de junho
Ver artigo

No momento da investigação, Wallace alegou que estava em estúdio na altura da morte do rapper e foi ilibado de todas as acusações. Seis meses depois, porém, também ele foi morto naquela que se especula que tenha sido uma retaliação direta pela morte de Tupac.

Esta sucessão de acontecimentos mudou por completo o hip-hop que sempre viveu de rivalidades entre rappers para dar visibilidade aos intervenientes e até estimular a criação de mais e novas músicas — algumas delas de grande sucesso comercial.

Na música "Like Toy Soldiers", lançada em 2005 por Eminem, o músico comenta os assassinatos e lamenta o estado a que o meio chegou: "Antes podíamos simplesmente fazer uma rima sem nos preocuparmos com a morte de um de nós, mas agora tudo foi elevado para um outro patamar e isto já não são só palavras, não é?"

O filme conta com Brad Furman na cadeira de realizador, o mesmo responsável por filmes como "Infiltrado" e "A Mexicana" e o guião é assinado por Christian Contreras ("00:30 A Hora Negra"). A estreia está marcada para setembro.