Pensar em comida minhota é pensar em prato — e barriga — cheia. Não estão errados, é mais que certo que daquelas terras altas ninguém sai com fome.

O que é menos habitual é pensar em sarrabulho, rojões ou pataniscas com um toque de chef. E foi exatamente para dar cabo de certos preconceitos que um grupo que dá os primeiros passos no fine dining se organizou num concurso que pretende distinguir o melhor jovem chefe de cozinha minhota.

Das eliminatórias do Minho Young Chef Awards 2018 (MYCA) saíram criações como bacalhau à minhota com couves bruxelas e batatas soufflé e até mesmo uma carne de porco à portuguesa apresentado numa batata recheada, o que foi preparando os paladares para a grande final.

Beatriz Costa (no meio) foi a vencedora e vai representar Portugal num concurso internacional na Irlanda

Esta sexta, dia 25 de maio, dos 11 jovens estudantes de cozinha que chegaram á final, foi Beatriz Costa, de 17 anos, a preparar aquele que o júri considerou o melhor prato. E ainda bem, um vez que, para chegar ao resultado final, a concorrente garante que o fez repetidamente durante uma semana. “Estou a jantar arroz de vinha d'alhos todos os dias”, garante. O prato vencedor foi isso mesmo: um arroz de tacho cozido numa mistura de água, entrecosto estufado e vinho tinto, inspirado naquilo que via a avó fazer.

A tradição foi, aliás, um ponto a favor para a escolha de Beatriz como vencedora. "A aposta em produtos da região e da época foi crucial", explica Renato Cunha, o Embaixador do Minho Young Chef Awards. Beatriz usou "feijão tarrestre", produzido na região, em Arcos de Valdevez, e a carne é de vaca cachena, também típica das terras do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O MYCA acontece durante o Congresso Internacional de Gastronomia do Minho (IGAT), que junta em Braga cozinheiros de toda
a Europa para debates e workshops em torno da importância que a gastronomia tem como motor da economia regional. Agora, Beatriz salta fronteiras minhotas e até nacionais e vai representar a região no European Young Award, em Galway, na Irlanda. O evento, que acontece em novembro, põe em competição os vencedores de vários países europeus para que seja encontrado aquele que é o melhor jovem chef da Europa.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.