Tinha tudo para ser um fracasso, um péssimo regresso às origens e uma desilusão para todos os fãs da saga que começou em 1984 com o lançamento do filme "The Karate Kid" — com Ralph Maccio, Pat Morita e William Zabka nos papéis principais. Mas foi tudo menos isso. "Cobra Kai", a nova série exclusiva do YouTube, estreou a 2 de maio e revelou ser um sucesso chegando mesmo a ultrapassar outros serviços concorrentes como a Netflix e a Hulu a nível de preferência dos utilizadores.

A explicação para o fenómeno passa por abordar de forma moderna e sofisticada um franchise que tem quase 34 anos de existência, sem nunca esquecer todas as nuances que fizeram dos filmes um sucesso (a começar pelo regresso dos atores principais).

Um pouco à semelhança do que foi feito nos novos filmes de "Star Wars", em que apesar de as técnicas de filmagem serem cada vez mais avançadas, há pequenos momentos que fazem alusão aos filmes originais — como a mudança de cenas através de um fade no ecrã.

É dessa forma que "Cobra Kai" prende os espectadores desde o primeiro episódio, repescando referências e usando músicas que estiveram presentes nos filmes originais. Mas não se fica por aqui. É que se nos filmes o tema principal era o da superação pessoal através do sacrifício (físico e mental) da personagem principal, nesta nova série a abordagem é outra e muito mais complexa.

A revista "Variety" escreve que esta nova produção do YouTube assenta na "capacidade de analisar as complexidades do ser humano" e, de facto, se há coisa que a série nos ensina ao longo dos dez episódios é que até o vilão tem uma história emocionante por detrás.

Em "Cobra Kai" nem Johnny (William Zakba) é totalmente mau, assim como Daniel (Ralph Maccio) não é o típico bonzinho a que os filmes nos habituaram e ambas as suas vidas mudaram por completo desde o último combate que tiveram na final do campeonato de karaté, onde Daniel saiu vencedor.

Anos depois, Johnny tornou-se num alcoólico, com um filho que mal conhece e cuja aparência o faz parecer um sem abrigo. Desde o carro partido, ao apartamento completamente sujo e descuidado, tudo nele está errado. Daniel, pelo contrário, é um homem de negócios, com um stand de automóveis que ganha popularidade por ser gerido por um campeão de karaté — mas na verdade todo este sucesso esconde o medo de Daniel face à falta de proximidade com os filhos.

O guião, assinado por John Hurwitz ("American Pie: O Reencontro"), Hayden Schlossberg ("Grande Moca, Meu") e Josh Heald ("Jacuzzi — O Desastre do Tempo"), faz questão de traçar uma linha muito ténue entre as duas personagens, em parte porque cada um tem um bocadinho de herói e vilão dentro de si. E há momentos em que o espectador dá por si a torcer por Johnny e não por Danny, que sempre foi o herói dos filmes.

A história não podia ser mais simples, e tudo começa quando Johnny vê um dos seus vizinhos a ser agredido por um grupo de jovens. Através de técnicas e movimentos de karaté, consegue derrotar sem grande esforço os agressores, e isso é motivo mais que suficiente para se imaginar a dar aulas de artes marciais a todos os miúdos do bairro.

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Apesar da simplicidade da história, a verdade é que conseguiu ultrapassar séries como "Por Treze Razões" e "The Handmaid's Tale" que, além de estarem já na segunda temporada, eram das mais faladas à data da estreia de "Cobra Kai".

Os dados, recolhidos e analisados pela "Parrot Analytics", demonstram que a série do YouTube conseguiu ainda superar o nível de adesão de outros produtos do catálogo do serviço YouTube Premium, lançado em 2014. Numa altura em que grande parte do conteúdo da plataforma era acedido por cerca de 5 milhões de utilizadores, só "Cobra Kai" conseguiu pôr mais de 51 milhões de utilizadores a carregar no botão de play.

Estes são números impressionantes se se considerar que só a segunda temporada de "Por Treze Razões" obteve uma adesão de 40 milhões (contra os 46 milhões de "Cobra Kai" na semana de 6 a 12 de maio).

O sucesso é tal que o YouTube já fez saber que encomendou uma segunda temporada daquela que é a série mais rentável (e mais bem avaliada) do seu serviço. Os novos episódios têm estreia marcada para meados de 2019 e é expectável que contem com as mesmas personagens principais no elenco.

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