Apesar de os inúmeros livros publicados desde 1983, não foi a literatura de Michael Peterson que o fez ficar conhecido a nível mundial. A vida do escritor norte-americano mudou por completo quando, em dezembro de 2001, encontrou a mulher, Kathleen Peterson, sem vida no fundo da escadas na casa que partilhavam enquanto casal.

O escritor ligou de imediato para os serviços de urgência e, pouco tempo depois, foi acusado de ter assassinado a mulher naquela que foi uma das investigações mais longas em toda a região de Nashville. Michael, que durante 16 anos sempre disse estar inocente, acabou mesmo por cumprir pena de prisão até 2017 — altura em que foi libertado por falta de provas.

Anos depois, porém, continua a não haver certezas acerca do veredicto a que o júri chegou anos antes. "Será que o fez?", é a pergunta que a Netflix deixa aos espectadores, e que se faz acompanhar pelo trailer do novo documentário com base numa história (e num crime) real — que chega já a 8 de junho.

"The Staircase" é uma produção do realizador francês Jean-Xavier de Lestrade ("Un Coupable Idéal") que, embora tenha estreado pela primeira vez em 2004 na televisão, foi agora atualizada com novos episódios com transmissão exclusiva para a plataforma de streaming. A ideia é dar a conhecer os novos desenvolvimentos de um caso cheio de contornos misteriosos, desde 2011 — momento em que o escritor recorreu da decisão do tribunal — até aos dias de hoje, em que já se encontra em liberdade.

Vimos a segunda temporada de "Por Treze Razões" e não há nada que nos faça querer continuar
Vimos a segunda temporada de "Por Treze Razões" e não há nada que nos faça querer continuar
Ver artigo

Os novos capítulos do documentário prometem dar acesso a informação inédita acerca da investigação que incriminou Peterson, bem como alguns dos segredos da sua vida privada que, ao passo que iam sendo desvendados em tribunal, acabariam por influenciar o desenrolar do processo.

Para provar o envolvimento do escritor na morte da mulher, a acusação levantou alguns dos problemas entre o casal que poderiam estar a gerar conflito na relação e que, por isso, terão levado Michael a reagir violentamente contra a mulher. É que não só uma figura muito próxima da vida do escritor tinha morrido anos antes de forma semelhante, como ainda foi revelada a alegada bissexualidade do escritor, bem como o seu interesse por pornografia homossexual e o contacto constante com prostitutos via plataformas online.

O novo documentário chega à Netlfix com 13 episódios, numa altura em que a plataforma de streaming parece querer apostar cada vez mais em produções documentais. "The Staircase" é a mais recente adição ao catálogo depois de "Making a Murderer", "The Keepers", "Wild Wild Country" e "O Génio do Mal".