Até agora, escrever a palavra "mulher" no Priberam dava direito a uma definição reduzida em meia dúzia de linhas. "Ser humano do sexo feminino", "pessoa do sexo feminino casada com outra", "Pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual". Era assim.

Com as variações, a coisa piorava. "Mulher de partido" era prostituta ou meretriz, o mesmo significado que tinha a expressão "Mulher pública".

Face a um significado "redutor, simplista e até maioritariamente associado a expressões e palavras de cariz depreciativo", o canal Fox Life e o dicionário online Priberam desafiaram os portugueses a participar na revisão da palavra "mulher" no dicionário.

Durante três semanas, o movimento A Palavra Mulher Definida por Nós incentivou os portugueses a deixarem no site palavramulher.pt o seu contributo. As respostas estão ainda disponíveis para consulta e, garantimos, há de tudo. Desde aquelas que têm como objetivo dar um significado mais poderoso à palavra, com descrições como "Guerreira, Independente, Forte" ou "Maravilha da Criação", até àquelas que vão ainda mais longe do que a designação antiga. Escolhemos "Escrava" ou "Ser manipulador, com mania de grandeza, naturalmente egocêntrico", como alguns desses exemplos.

O Dia da Mulher ainda faz sentido?
O Dia da Mulher ainda faz sentido?
Ver artigo

Felizmente, o lado positivo da história falou mais alto e de um total de mais de 500 participações, o Priberam fez a revisão da palavra que passa a estar a partir desta terça-feira, 22 de maio, disponível e que, além de ganhar mais umas linhas, ganhou principalmente todo um novo significado.

Cláudia Pinto, linguista do Priberam, adianta que a versão agora online é bastante mais completa, “refletindo o contributo dos participantes e definindo um papel mais abrangente da mulher. Destacam-se algumas novas expressões que foram associadas à palavra e sugeridas pelos portugueses, entre elas: mulher de armas, mulher de estado e mulher de
negócios. Assim, "mulher feita", "mulher transgénero", "aquela que demonstra coragem, força, espírito de
luta" e "aquela que é bondosa, piedosa" são algumas das expressões ligadas agora à palavra mulher e às suas variações, que passam a a acrescentar à palavra mulher sufixos como "de leis", "de letras", "de negócios", "de armas" e "da vida".

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.