Sabe aquele evento que além de ter uma hora específica para muitas (e boas) promoções, conta ainda com atividades para toda a família, bancas de comida para todos os gostos e livros por tudo o que é canto? Pois bem, a Feira do Livro está de regresso ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, entre 25 de maio e 13 de junho naquela que é a sua 88.ª edição.

Nesta nova edição há de tudo um pouco, desde lançamentos, sessões de autógrafos com vários dos autores, até concertos ao ar livre — se precisar de algum incentivo extra, fique a saber que até o cantor Tony Carreira vai estar presente na apresentação do seu novo livro de memórias, intitulado "O Homem Que Sou".

São três semanas com muita coisa a acontecer. Para não se perder, a MAGG reuniu alguns dos eventos mais importantes para que se vá preparando com antecedência.

Haverá um pavilhão dedicado a José Saramago

Nesta nova edição da Feira do Livro de Lisboa está planeada a celebração dos 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao escritor José Saramago. Para assinalar a data, o Grupo Porto Editora preparou um espaço inteiramente dedicado e exclusivo ao autor de alguns dos clássicos da literatura portuguesa como "O Memorial do Convento", "O Ano da Morte de Ricardo Reis" e "O Ensaio Sobre a Cegueira".

Vai poder assistir à gravação ao vivo de um podcast e até há música e cinema no recinto

No primeiro domingo de junho, 3, Mikaela Övén e Pedro Vieira vão sentar-se à mesa e produzir aquele que será o próximo episódio do podcast que começaram em 2017.  "Inspiração para uma Vida Mágica" é um programa exclusivamente em formato áudio e aborda temáticas em redor do desenvolvimento pessoal. O objetivo é de o inspirar os ouvintes através de conversas, ideias e muita magia. O público vai poder assistir à gravação do podcast ao vivo, mas também conversar com os oradores que vão estar disponíveis para perguntas.

Nos dias 31 de maio e 13 de junho pode também assistir aos concertos gratuitos da banda TOP!, um grupo musical cujas canções estão pensadas para ajudar jovens leitores a aprender as letras e os números de forma descontraída e divertida.

Todos os dias haverá sonoridades diferentes a ressoar pelo recinto. Deste a Banda do Regimento dos Sapadores Bombeiros, ao CoroART, e passando pelo rock dos Tricycles, há de tudo um pouco para os amantes de vários estilos de música. Para quem prefere cinema, o programa também inclui sessões com filmes de autores portugueses. Alguns exemplos são "Lisboa Crónica Anedótica", "Cartas de Guerra", "O Escritor Prodigioso" e "José e Pilar".

Tony Carreira, Francisco Louçã e Miguel Sousa Tavares são alguns dos convidados

Como não podia deixar de ser, para esta nova edição da Feira do Livro estão planeados vários lançamentos de livros que contarão não só com a presença dos autores, mas também de outros convidados especiais.

Helena Sacadura Cabral: "A minha vida começou aos 50 anos"
Helena Sacadura Cabral: "A minha vida começou aos 50 anos"
Ver artigo

Tony Carreira vai estar na feira no último dia, quarta-feira, 13 de junho, para apresentar (e autografar) o seu novo livro de memórias. Francisco Louça, antigo líder parlamentar do Bloco de Esquerda — que lançou o seu último livro em outubro de 2017, intitulado "Sombras" —, também estará por lá no mesmo dia. Ambas as sessões acontecem às 16 horas.

Miguel Sousa Tavares estará presente para uma sessão de autógrafos referente ao seu mais recente livro "Cebola Crua Com Sal e Broa". O encontro com os leitores está marcado para 25 de maio às 19 horas.

Para os miúdos há sessões infantis e brincadeiras com as mascotes

Na nova edição da Feira do Livro pode também contar com várias sessões infantis. Desde leitura de contos, a sessões de ilustração, há de tudo um pouco para garantir que os miúdos da sua família não se aborrecem na visita à feira.

No sábado, 26 de maio, há uma sessão de leitura de contos infantis pela voz de Rui Ramos e, no dia seguinte, pela voz de Luísa Ducla Soares. As sessões de ilustração começam no domingo, 3, e contam com a presença do ilustrador Carlos J. Campos, que deu cor ao livro "Os Indomáveis F.C — A Superliga é só para Super-heróis e Coleção O Estranhão", a ser publicado no próximo mês.

Mas as novidades não se ficam por aqui. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a organização Bibliotecas de Lisboa juntam-se para oferecer noites mágicas e divertidas aos miúdos. A iniciativa Acampar com Histórias vai levar os mais novos em atividades relacionadas com a leitura que, depois, se estendem até à Estufa Fria de Lisboa nos dias desde 25 de maio a 13 de junho.

A iniciativa Dê Nova Vida ao Livro está de volta

A APEL, em parceria com o Banco de Bens Doados (BBD), vai trazer de volta a iniciativa que tem como objetivo dar novas vidas (e casas) a livros. Para isso, estará um pavilhão específico junto à entrada Sul do Parque Eduardo VII para que os leitores possam doar aqueles livros que estão há muito tempo a ganhar pó em casa.

Esta é uma iniciativa que permitiu, desde 2015, recolher cerca de 20 mil livros — que foram depois encaminhados para as crianças apoiadas pelas instituições que integram a rede do BBD.

Há workshops e tertúlias para todos os gostos

Ir à Feira do Livro é também partilhar conhecimento e debater ideias. Por isso, estão pensadas várias sessões de tertúlias e workshops. Logo no segundo dia desta 88.ª edição está programada uma conversa entre Isabel Valadão, João Paulo Oliveira e Costa e Manuela Gonzaga sobre como é escrever um romance histórico.

Príncipe Harry e Meghan Markle. As 6 maiores polémicas em torno do casamento real
Príncipe Harry e Meghan Markle. As 6 maiores polémicas em torno do casamento real
Ver artigo

Na quinta-feira, 31 de maio, Sérgio Godinho, José Riço Direitinho e Filipa Melo juntam-se para uma conversa inédita sobre o sexo na literatura, com base nos livros de cada um dos autores como "Coração Mais Que Perfeito""O Escuro que te Ilumina" e "Dicionário Sentimental do Adultério".

As sessões de showcooking também voltam a fazer parte do programa

Este é um formato que tem despertado o interesse dos leitores e foi a pensar nisso que a APEL decidiu que nesta nova edição também haverá novas sessões de showcooking para todos os leitores e amantes da gastronomia portuguesa. Logo no segundo dia da Feira do Livro há duas sessões de showcooking com Márcia Soares Gonçalves e Rita Nascimento a propósito dos livros "Receitas Com Paixão" e "Uma Pastelaria Em Casa", respetivamente.

Além disso, também serão premiados — a 26 de maio, às 18h00 —, os livros de gastronomia inscritos no Prémio Portugal Cookbook Fair 2018, e em causa estão oito categorias que serão atribuídas a cada livro por um júri de especialistas com a presidência da decano Maria Lourdes Modesto.

A temática dos sabores alarga-se também para os copos, e ao longo dos dias da Feira haverão também várias iniciativas dedicadas ao vinho — com provas, conversas e lançamentos anunciados.

Supper Stars Battle é a primeira edição de uma batalha gastronómica entre chefs

Numa homenagem à cozinha tradicional portuguesa e aos livros mais emblemáticos, a Feira do Livro organiza uma batalha gastronómica entre quatro grandes chefs. Tudo isto ao vivo e com o apoio do público. O concurso será composto por duas eliminatórias e cinco elementos do público farão parte do júri.

A final terá como júri algumas das personalidades mais marcantes do mundo gastronómico, como Fátima Moura e Silvia Brandi. A 31 de maio, às 19 horas, está marcada a primeira semifinal entre Susana Cigarro e Kiko Sousa. A 1 de junho, à mesma hora, tem lugar o confronto entre Vitor Veloso e Flávio Silva. A final da competição está marcada para dia 2, também às 19 horas, onde dois chefs tentarão o seu melhor para reinterpretar a mesma receita tradicional.

Estas são algumas das sugestões daquilo que não pode mesmo perder na nova edição da Feira do Livro. Mas há muitas mais que pode consultar no programa oficial da organização.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.