O primeiro começou em 2013 com 20 marcas, em Colares, depois de Maria Guedes ter conhecido o espaço num outro mercado e se ter lembrado de convidar uns amigos para fazer algo semelhante. Cinco anos depois, já vai na 11ª edição e com mais de 15.000 visitas por edição.

A 26 e 27 de Maio, o espaço da Feira de Artesanato do Estoril volta a receber o Summer Market Stylista, que este ano conta com 120 marcas, entre mulher, homem, casa e comida. Marcas maioritariamente portuguesas que veem este mercado como uma montra e como forma de se dar a conhecer a milhares de pessoas.

Mas não é qualquer marca que entra. "O mercado é um produto Stylista, logo o que para mim faz sentido é ter apenas marcas de que gosto e com as quais me identifico. São essas que convido. Além disso, tenho ainda a preocupação de escolher as que sei que vão vender bem, porque já conheço bem este público e o que ele procura. Não quero ter marcas que não vendam e que se sintam frustradas, claro", explicou Maria Guedes.

Todas as edições são apresentadas marcas novas, o que faz também com que tenham que rodar e que umas vão saíndo para outras entrarem, apesar de haver também algumas que estão desde o início. "Começámos com muito menos marcas, e temos vindo a aumentar o número para dar oportunidade a mais pessoas, mas infelizmente não dá para aceitar todos os pedidos. Daí ter a preocupação de ir rodando os lugares. Esta edição, por exemplo, aumentámos e mudámos totalmente os espaços de comida. Quando entrámos na FIARTIL ocupávamos apenas 1/3 do espaço e agora ocupamos o recinto completo."

Fatos de banho. As 8 tendências que vão marcar este verão
Fatos de banho. As 8 tendências que vão marcar este verão
Ver artigo

No Summer Market Stylista, pode encontrar um pouco de tudo. Fatos de banho e roupa para toda a família, jóias, decoração, brinquedos, acessórios, sapatos e ainda ativações de marcas como a Nivea e a Kérastase. Para agradar a todos, principalmente a quem apenas acompanha, o mercado contará ainda com uma zona de descanso para os homens, onde haverá cerveja, jornais, sofás e onde poderão ficar entretidos à espera das mulheres.

Para quem vai, Maria Guedes dá duas dicas: "o melhor horário é o do almoço, porque este sendo um evento familiar, muitas vezes aproveitam essa hora para ir embora e para os filhos irem dormir sestas. Se forem nesse período, há sempre menos pessoas e podem aproveitar para almoçar lá. A outra dica é irem de transportes públicos ou dividirem carro com outras pessoas que vão, pois não é uma zona fácil para estacionar e há outro evento a decorrer muito perto."

O mercado acontece dia 26 e 27 de Maio, entre as 10h00 e as 19h00, e a entrada são 2€ por pessoa.