Com uma gastronomia tão rica, um dia não chegava para a celebrar. O Dia da Gastronomia Portuguesa assinala-se a 26 e 27 de maio, mas os festejos começam já este fim de semana.

Apesar de a festa se fazer a norte, em Vila Nova de Gaia, com dois dias cheios de showcookings, degustações e exposições dedicadas à gastronomia, a festa estende-se a todo o país. Durante toda a semana, são mais de cem restaurantes com descontos e ofertas especiais. Alguns chegam mesmo a baixar o preço das refeições para metade, outros optam por oferecer um copo de vinho, um digestivo, uma broa de Avintes ou até um bolinho de bacalhau. A lista completa está aqui, mas destacamos alguns exemplos.

Em Lisboa, o “Beiju Tapiocaria”, o “Faz Figura”, o “Panorama” e o “Têzero” são alguns dos restaurantes aderentes e, no Porto e Gaia, da lista fazem parte o “Tappas Café”, “Tasca do Cais”, “Bacalhoeiro” e a “Mercearia do Bernardino”. Há ainda restaurantes em cidades como Leiria, Santarém, Melgaço, Portimão ou Coimbra. Os estabelecimentos aderentes estão todos identificados com o dístico do Dia da Gastronomia.

8 restaurantes novos que tem mesmo de conhecer em Lisboa e no Porto

A Rota dos Restaurantes está integrada no Dia da Gastronomia Portuguesa, que se celebra no último fim de semana de Maio como resultado de um projeto de resolução aprovado por unanimidade pela Assembleia da República, em 2015.

A primeira edição, em 2016, teve Aveiro como epicentro e no ano passado a escolha foi original: a mostra de produtos portugueses foi feita no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.