O fim de semana já esteve mais longe. Uma das recomendações das nutricionistas é que utilize estes dias livres para ir ao mercado, ao supermercado, já com ideias de receitas novas para testar. A sugestão da MAGG é que aposte num bom pequeno-almoço — ou brunch, se preferir — com tudo a que tem direito, mas garantindo que na melhor versão possível.

“É uma receita de crepes normal, mas em vez da farinha refinada usamos farinha de aveia, que tem um índice glicémico menos elevado e mais fibra, o que a torna mais saciante“, diz a nutricionista Bárbara Oliveira, autora da receita. “Ao contrário da farinha branca, que está mais degradada, aqui temos mais vitaminas e minerais.”

A canela e a bebida vegetal servem para atribuir o sabor doce à receita, sem que seja necessário adicionar açúcar. “Mas é preciso cuidado na escolha das bebidas. Têm de ser o mais simples possível, só com água, sal marinho e aquilo que a constitui, que costuma ser arroz, aveia, soja ou amêndoa”, alerta. “Na altura de comprar, é preciso olhar para a lista de ingredientes. Se tiver açúcar ou gordura é má opção.”

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Para finalizar, um topping com fruta, que garante mais micronutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes (que protegem as células do envelhecimento precoce), presentes sobretudo em frutos vermelhos como mirtilos ou morangos, que foram a escolha da nutricionista.

Ingredientes:
3 colheres de sopa de farinha de aveia
1 colher de sobremesa de canela
1 ovo
3 colheres de sopa de leite/bebida vegetal
Fruta à escolha

Modo de preparação:
Bater todos os ingredientes numa caneca e levar à frigideira anti-aderente com um pouco de óleo de coco.
Como toppings usar fruta, como morangos ou mirtilos, e alguma manteiga de frutos secos ou cacau derretido.