Bruno de Carvalho tornou-se presidente do Sporting Clube de Portugal a 23 de março de 2013, na época de 12/13. O treinador era Jesualdo Ferreira e acabou a época com o pior resultado do Sporting em termos de classificação, terminando em sétimo lugar.

As promessas foram muitas: um clube unido, um novo pavilhão, a recuperação de modalidades (sendo que a equipa de vólei acabou por se sagrar campeão na época de 17/18) e, acima de tudo, títulos.

Nos anos que se seguiram, Leonardo Jardim e Marco Silva foram treinadores (acabando em segundo e terceiro lugar, respetivamente), o clube ganhou a Taça de Portugal contra o Braga na época 14/15 mas o grande momento surgiu quando "roubou" Jorge Jesus ao rival Benfica, assumindo o treinador a liderança da equipa técnica.

Jorge Jesus foi campeão no Benfica, mas nunca no Sporting. Ganhou a Supertaça em 15/16 e a Taça da Liga este ano, mas o campeonato fugiu-lhe sempre entre os dedos.

12 fatos de treino bem mais giros do que os do Benfica
12 fatos de treino bem mais giros do que os do Benfica
Ver artigo

E, apesar de todo o sucesso nas modalidades e na boa vibração do clube, a liderança de Bruno de Carvalho tinha esta grande mancha.

Mas o pior ainda estava para vir. Na última jornada do campeonato de 17/18, que terminou no passado fim de semana (já com o Futebol Clube do Porto sagrado campeão), o Marítimo ganhou contra o Sporting por 2-1. O Benfica fez um melhor resultado, vencendo o Moreirense por 1-0, e garantiu o segundo lugar e o acesso à Liga dos Campeões.

E a crise instalou-se no Sporting. Não obstante todos os outros problemas (a demissão de Bruno de Carvalho já havia sido pedida após a atitude do mesmo no seguimento da derrota na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa contra o Atlético de Madrid, em que o presidente do clube criticou a prestação do clube e avançou com a notícia de que iria suspender jogadores), a "gota de água" chegou na terça-feira passada.

Cerca de 30 a 50 alegados adeptos do clube invadiram a Academia de Alcochete a poucos momentos do ínicio do treino da equipa principal e agrediram Jorge Jesus, o avançado Bas Dost, o capitão Rui Patrício, William, Misic, entre outros.

Acenderam tochas no balneário e há rumores que o sucedido foi um apertão aos jogadores (para que jogassem a final da Taça de Portugal no domingo, dia 20, contra o Desportivo das Aves com outro afinco) que se decontrolou. E basta um curto scrool pelas redes sociais para perceber que há quem pense que o ataque, já considerado um ato terrorista, tenha sido a mando de Bruno de Carvalho.

Sentava-se no banco e não na bancada presidencial. Tinha ódio aos jornalistas e um amor pelo Facebook. E, sem sombra de dúvida, podemos afirmar que o Presidente, como muitos carinhosamente lhe chamavam, não tinha papas na língua.

Num dia em que a Mesa da Assembleia de Geral do Sporting se demitiu em bloco e que existe um processo disciplinar instaurado contra Bruno de Carvalho, recordamos 21 incríveis frases do, até agora, Presidente do Sporting Clube de Portugal. Comparar o futebol português a um anûs é apenas uma delas.

"Isto também faz parte do dia-a-dia e o crime faz parte do dia-a-dia."

"Para fazerem mal ao Sporting primeiro vão ter de me matar."

"Na gíria popular, porque sabemos que o futebol português está bipolarizado, isto funciona como o ânus, onde temos duas nádegas que se enfrentam uma à outra dizendo: 'estou aqui e sou melhor que tu'."

"Eu sou assim, os outros são hipócritas. Os outros são rufias, às vezes não se enxergam e a idade não lhes dá vergonha. Ter de aturar este tipo de rufias que tive de aturar há pouco tempo, com as suas atitudes... Estou a referir-me ao comportamento do presidente do FC Porto em Alvalade."

"Vão chamar nomes às pessoas da família deles."

"Uma das grandes vantagens do Sporting é que se chama Sporting Clube de Portugal (...). Nós representamos Portugal, os outros representam províncias ou bairros."

"Estou aqui no meu escritório, onde trabalho, ou onde finjo que trabalho."

"Os nossos rivais tremem todos os dias."

"Há sempre aquele velho chavão, 'você também comete erros'. Cometo eu, comete a Madre Teresa de Calcutá."

"Eu são quatro da manhã e não durmo com um olho aberto. Graças a Deus, quando durmo, estão os três fechados."

"Sou considerado incendiário. Mas sou frontal, direto, por vezes corrosivo, detesto a estupidez, a hipocrisia e os falsos intelectuais."

"Mas o homem faz-me um post gigantesco a chamar-me drogado?"

"O Benfica está com um problema teológico, é que deve muito ao Espírito Santo e quer sacá-lo a Jesus."

"Gostava de vos dizer o seguinte, como costumam dizer os meus adversários, olhos nos olhos."

"Não chamei corrupto a ninguém, não usei essa expressão. É uma palavra que nem gosto por causa da fonética, é uma expressão apardalada."

"Alianças só na mão esquerda e é com a minha mulher."

"Onde estava o Sporting CP se eu não estivesse cá? Resposta: Falido após alimentar muitos chulos que gravitam à volta do futebol."

"Não tenho a trabalhar propriamente comigo o gabinete das queixinhas."

"O presidente do sindicato dos jogadores do Peru está eufórico com a ida de Carrillo para o Benfica. Compreende-se, finalmente o peru pode ir às galinhas..."

"O pior adepto que eu podia ter atrás de mim sou eu próprio."

"Quer montar um Big Brother... Não!"