O príncipe encantado é já uma figura incontornável dos vários contos de fadas que conhecemos desde a infância. Apesar disso, a verdade é que geralmente o príncipe só tem direito a dois minutos de fama, quando surge no final das histórias para salvar a princesa em apuros, e derrotar os maus. Mas nunca ninguém quis saber da sua história, da sua versão dos factos, e de como chegou até ali.

"Príncipe Bué Encantado" é o mais recente filme de animação dos criadores de "Shrek", que pretende dar a conhecer a história por trás da figura do príncipe de forma divertida e descontraída.

A história começa com os preparativos de casamento de três princesas conhecidas do imaginário de muitas crianças: a Cinderela, a Branca de Neve e a Bela Adormecida. O problema? Todas elas estão noivas do mesmo príncipe que vive com a maldição de o seu charme levar todas as donzelas do reino a apaixonarem-se por ele.

Para quebrar a maldição, este terá de superar três desafios: sobreviver a um ataque mortal, passar uma passagem intransponível e derrotar um monstro feroz. David Carreira dá voz ao príncipe Filipe e Cuca Roseta é Leonor, uma mulher corajosa e a única do reino imune aos seus encantos — naquela que é a primeira experiência da fadista na dobragem de um filme.

"É um filme muito moderno e com muito humor, apesar de ter uma história sobre príncipes e princesas", diz Cuca à MAGG, que acredita que este filme aposta numa história virada ao contrário. "Vamos ver a história do príncipe que geralmente não tem muito tempo de fama, mas que toda a gente conhece. Claro que há o lado sonhador e romântico com o qual eu me identifico", continua.

David é da mesma opinião e diz que mesmo que não estivesse envolvido no filme, este seria daqueles que iria ver ao cinema. "É a terceira vez que dou voz a um desenho animado e é algo que gosto verdadeiramente de fazer porque sempre gostei deste universo", e lembra a influência que filmes como o "O Rei Leão" e "Aladino e o Génio" tiveram na sua vida.

Para o cantor pop, ao fim de um ou dois dias de gravação é como se não fosse trabalho: "Estás ali a curtir, a gravar vozes e a voltar a ser criança, e o mais engraçado é que todo este processo foi natural para mim e para a Cuca, com quem eu já me tinha cruzado imensas vezes antes."

Cuca Roseta é Leonor no filme — uma mulher corajosa e imune aos encantos do príncipe, embora no final chegue mesmo a apaixonar-se por ele

Mas ao contrários dos príncipes das histórias de encantar, o encantado deste filme é tudo menos corajoso, o que assenta na vertente cómica que os realizadores pretenderam passar. "Este príncipe e o do 'Shrek' são completamente iguais por serem tão medricas. Claro que no final, este acaba por revelar alguns rasgos de coragem, mas é uma coragem muito própria e até mesmo cómica", revela.

A história, garantem os músicos, é surpreendente e foge um pouco àquilo que é já tido como comum nos filmes de animação onde tudo é previsível e até mesmo enfadonho. Quem o diz é a fadista, que não tem dúvidas que esta seja uma produção capaz de surpreender até os adultos.

"Claro que tem um final feliz — tem de ser, até porque se trata de um filme de animação —, mas esta é uma história que agarra e nos leva para outros mundos, e é daí que surge o fator surpresa que tanto falo às pessoas quando quero divulgar este 'Príncipe Bué Encantado'."

À pergunta "ainda acreditam em histórias de príncipes e princesas?" as respostas foram unânimes. Cuca diz que sempre viveu a pensar na possibilidade de encontrar a pessoa certa e ficar com ela o resto da vida, e não esquece o exemplo dos pais que ainda hoje se mantêm unidos.

David diz sentir o mesmo e acredita que cada pessoa tem um príncipe ou uma princesa por aí no mundo, à espera de se encontrarem. "Acredito piamente e acho que, quando escreves as letras que eu escrevo, e quando falas tanto de amor como eu falo, tens mesmo de acreditar naquilo que escreves e cantas perante milhares de pessoas."

Foram descobertas piadas picantes no diário de Anne Frank
Foram descobertas piadas picantes no diário de Anne Frank
Ver artigo

"Há por aí muito príncipe para muita princesa, embora este seja diferente já que é muito desajeitado e, por vezes, infantil. Mas também são necessários este tipo de príncipes."

"Quando nasce um sapo, há quase sempre uma sapa para ele", brinca Cuca Roseta, que nunca negou a sua faceta romântica e que ainda hoje tenta transmitir aos filhos.

"Príncipe Bué Encantado" tem estreia marcada para quinta-feira, 31 de maio, e promete ser o próximo filme de animação a juntar miúdos e adultos nas várias salas de cinema do País.